05 novembro 2005

SMURFS - Personagens protagonizam campanha polêmica da Unicef, na Bélgica

Para ajudar na captação de recursos para uma campanha de reabilitação de crianças-soldados que participaram de combates em Burundi, na África, a Publicis criou para a Unicef, na Bélgica, uma ação que mostra um ataque a uma aldeia de Smurfs (lembra dos personagens animados?).

Em cenas chocantes, os pequenos seres azuis, que moram em cogumelos, são alvo de um ataque aéreo. O filme traz a assinatura "Don't let war affect the lives of children" (Não deixe a guerra afetar a vida de crianças) e causou controvérsia no país, já que mostra os Smurfs realmente sendo atingidos por disparos.

A Unicef decidiu veicular o filme somente após as 21h, reconhecendo que as imagens são fortes, principalmente para crianças. A decisão por utilizar cenas chocantes foi tomada pela entidade, que, por meio de um porta-voz, declarou que as campanhas feitas até então não haviam repercutido como desejavam.

Os Smurfs foram criados em 1958, na  própria Bélgica, pelo cartunista Peyo. Em suas aventuras, Smurfete, Papai Smurf e outras dezenas de seres azuis têm que fugir das constantes investidas do bruxo Gargamel, e seu gato Cruel, que querem comê-los (!?). Dizem até as más línguas que os vilões desse cartoon estão mais interessados nos cogumelos e que os seres azuis são frutos da imaginação lisérgica do bruxo.

Brincadeiras à parte, a família do criador dos personagens aprovou a utilização dos Smurfs no comercial.
 
Fonte: Clube On Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lembre-se que esse blog não é um ringue de boxe ou um octágono para que rolem as porradas.