25 novembro 2005

68% dos brasileiros nunca usaram a internet

 
Ainda há um longo caminho para que a internet e os usos mais sofisticados da telefonia celular se disseminem no Brasil. Um levantamento inédito feito pelo instituto Ipsos-Opinion para o Comitê Gestor da Internet no Brasil ( CGI.br) revela que mais de dois terços dos brasileiros jamais navegaram pela rede (68%) e mais da metade nunca utilizou um computador (55%). Foram realizadas 8 540 entrevistas presenciais em domicílio, com indivíduos a partir dos 10 anos de idade, entre agosto e setembro. A margem de erro é de 1,5%. A pesquisa foi divulgada nesta quinta-feira (24/11). Clique aqui para ver os dados completos.

Dos entrevistados, 29% declaram ter utilizado a internet nos últimos 12 meses. Desse grupo, pouco mais de um quinto já comprou algum produto ou serviço na rede. Em relação à população, porém, isso representa apenas 6,4%. No mesmo período, 12,7% da população brasileira recorreu a serviços de governo eletrônico, com destaque para consultas ao CPF e envio de declaração de imposto de renda.

O levantamento também verificou que 45% dos entrevistados não usaram um telefone celular nos últimos três meses. Do grupo que usou, apenas 5% o fizeram para acessar a internet e 9% para acessar músicas ou vídeos (excluindo o download de tons telefônicos). Depois da convencional realização de chamadas de voz, o segundo uso mais difundido é o envio de mensagens SMS, com 42% das respostas.

A Ipsos-Opinion verificou que 40,2% da população está disposta a pagar até 1 500 reais por um computador, mesmo proporção dos que afirmam estar dispostos a pagar, no total, até 30 reais mensais para ter acesso à internet.

Empresas

A pesquisa também ouviu, através de entrevistas por telefone, 2 030 empresas com mais de 10 funcionários. Neste caso, o uso de computadores e o acesso à internet são praticamente universais 98,8% das empresas usaram computadores nos últimos 12 meses, e 96,3% acessaram a rede no mesmo período.

Ainda assim, 61% das empresas faturam menos de 10% do total através de pedidos feitos via internet e 41% das empresas não posuem sites na internet.

Mais pesquisa

Segundo pesquisa do Ibope/NetRatings referente ao 3º trimestre, 32,1 milhões de brasileiros com mais de 16 anos têm acesso a internet, O número abrange quem trabalha ou estuda em locais com computadores que acessam a web ou utiliza computadores conectados à rede em locais públicos, como cyber cafés ou telecentros.

Em outubro, 11,7 milhões de brasileiros usaram a internet em casa. O tempo médio de navegação foi de 18 horas e 42 minutos, novo recorde nesse quesito. Em setembro, o tempo médio foi de 17 horas e 30 minutos.

Além do levantamento apresentado hoje, o CGI.br anunciou também parcerias com o Ibope/NetRatings e com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. No último caso, um convênio prevê a inclusão de 23 questões sobre penetração e uso da internet na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), em que serão pesquisados 140 000 domicílios. Os resultados serão divulgados em outubro de 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lembre-se que esse blog não é um ringue de boxe ou um octágono para que rolem as porradas.