05 novembro 2005

Fotografia - Mostra apresentará vencedores do Prêmio Esso

Acontece a partir do dia 04 de novembro, nos salões do Centro Cultural Justiça Federal no Rio de Janeiro, a exposição "O Melhor do Fotojornalismo", que trará as imagens vencedoras do Prêmio Esso.

Ao todo, 65 trabalhos compõem a mostra, que abrange os últimos 45 anos da história do Brasil.
 
A exposição tem imagens de personalidades como os ex-presidentes Jânio Quadros e Castelo Branco, craques de futebol, como Pelé e Amarildo, o futurólogo norte-americano Herman Kahn, o pioneiro cosmonauta soviético, Yuri Gagarin e o presidente francês Charles De Gaulle, entre muito outros. Também estarão expostas imagens com personagens anônimos, que protagonizaram eventos marcados na história.
 
O Prêmio Esso de Fotojornalismo foi instituído em 1960, cinco anos depois de iniciar-se a premiação dos melhores textos jornalísticos.

Um "furo" do repórter-fotográfico Campanela Neto, representado pela foto da prisão, no município de Aragarças, hoje Estado do Tocantins, de um grupo de oficiais da Aeronáutica que se rebelara contra o Governo do presidente Juscelino Kubitschek, recebeu uma menção de louvor no Prêmio Esso.  Essa imagem é considerada o primeiro Prêmio Esso de Fotojornalismo. 
 
Ao longo de sua história, a premiação ajudou a promover o reconhecimento público dos trabalhos fotográficos e do esforço e criatividade de seus autores. Algumas dessas fotos se tornaram mundialmente famosas. 

Fonte: Clube On Line

Um comentário:

  1. Francisco Campanella Neto, o "Tio Chico", faleceu na terça-feira de Carnaval no Rio de Janeiro. Seu corpo foi velado e sepultado em sua terra natal Pouso Alegre/MG. O "Pai" do Prêmio Esso de Fotojornalismo não teve ao seu lado nenhum representante do Jornal do Brasil ou qualquer outro órgão de imprensa que muito lhe devem em termo de admiração e respeito. "Tio Chico" foi velado por parentes e amigos de Pouso Alegre. Saudades

    ResponderExcluir

Lembre-se que esse blog não é um ringue de boxe ou um octágono para que rolem as porradas.