05 junho 2005

Campanha contra o 'jeitinho' une Globo e empresários

Daniele do Nascimento Madureira

[03/06 - 17:36] Filmes dirigidos pelo cineasta Domingos de Oliveira foram encomendados à Central Globo de Comunicação pelo Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial

O nome da campanha é "Valores Éticos", mas também poderia se chamar "A síndrome da lei de Gerson". Na série de cinco filmes produzidos pela Central Globo de Comunicação (CGC), que estreou nesta quinta-feira, dia 2, em rede nacional, cinco personagens demonstram o pior do jeitinho brasileiro, quando se quer sempre, e a qualquer custo, levar vantagem em tudo.

 

Os filmes, dirigidos pelo cineasta Domingos de Oliveira, foram encomendados à CGC pelo Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (Etco), presidido por Emerson Kapaz, com o objetivo de sensibilizar a opinião pública sobre situações corriqueiras envolvendo sonegação de impostos por pessoas físicas e jurídicas, pagamento de propina a fiscais, descaso do cidadão comum com a política e desvio de recursos no setor público. "Não, não é esse tipo de brasileiro que eu quero para o meu País" é a assinatura da campanha, que tem locução da atriz Fernanda Torres.

 

"Nossa intenção é levantar a indignação da população, para que cada um saiba que é co-responsável pelos desmandos que acontecem no País, procurando assim provocar uma mudança de atitude", diz Kapaz, ex-deputado federal pelo Partido Popular Socialista (PPS), que ressalta que o Etco não tem vinculação partidária. "É uma associação sem fins lucrativos, mantida por empresas privadas", esclarece. Ao procurar a Rede Globo para propor uma campanha de cunho social que abordasse a questão da ética, Kapaz soube que Domingos de Oliveira já estava interessado em trabalhar com o assunto. Com a parceria, a Globo bancou parte da produção e abriu espaço na sua grade.

 

Segundo Kapaz, o instituto é dono dos filmes e pretende veiculá-los, posteriormente, também em outras emissoras. "Mas neste momento vamos aproveitar todo o potencial da Globo para uma comunicação de impacto", diz o presidente do Etco. Entre os membros do conselho consultivo do instituto, está João Roberto Marinho, vice-presidente das Organizações Globo. A campanha deve ser veiculada de maneira intensa até o dia 17. Depois disso, continua no ar, mas com inserções mais esparsas.
 
Fonte: Meio & Mensagem

Um comentário:

  1. JUSTIÇA TIRA DO AR CAMPANHA QUE ATACA SERVIDOR PÚBLICO


    AÇÃO FOI IMPETRADA PELO SINTAF/RS



    O juiz de Direito da 10ª Vara Cível de Porto Alegre, Roberto Carvalho Fraga, determinou ontem (14/06) a retirada imediata do ar da campanha institucional patrocinada pelo Instituto ETCO (Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial) e pela Rede Globo de Televisão que, a pretexto de provocar uma reflexão sobre a conduta delituosa de alguns brasileiros, atingiu de forma genérica diversas carreiras profissionais. O magistrado fixou multa diária, para eventual não cumprimento da decisão, de R$ 50.000,00 (cinq¨enta mil reais), contados a partir da intimação.

    A liminar concedida pelo juiz da 10ª Vara Cível atende a ação impetrada pelo Sindicato dos Fiscais de Tributos Estaduais do Rio Grande do Sul (Sintaf/RS) que não concordou com o conteúdo dos cinco filmes, que atingem de forma genérica os servidores públicos, citando-os como exemplos de corrupção e falta de cidadania.

    Para o presidente do Sintaf/RS, Carlos Alberto Agostini, a idéia de mobilizar a sociedade contra a sonegação e contra a corrupção tem todo o apoio do sindicato, mas a generalização e o texto agressivo ferem o Estado e os servidores públicos, desqualificando-os.

    “Não bastasse o fato da campanha considerar o servidor público, como regra, um ladrão, o que já seria fundamento suficiente para a sua retirada do ar, o Etco e a Rede Globo desferiram um ataque grotesco e direto a várias categorias profissionais“, argumentou Agostini.

    Segundo informações veiculadas no site do Instituto Etco na Internet, a campanha foi produzida pela Central Globo de Comunicação, com direção do cineasta Domingos de Oliveira e locução da atriz Fernanda Torres. De acordo com o diretor da Central Globo de Comunicação, Luís Erlanger, a TV Globo apostou nesse tema por acreditar que é através da conscientização da população que o país poderá crescer.

    Veja, abaixo, um dos textos veiculados nacionalmente pela Rede Globo e pelo Etco:


    Fala do Funcionário Público (Ator): “Trabalho em serviço público desde garoto. Roubo sempre que posso. No meu caso, meu querido, é muito difícil não roubar. Todo mundo oferece. Quando tem obra então (...). Eu sei que o dinheiro não é meu, mas eu tenho família, tenho de ser realista, se eu não roubar outro rouba, além do que é muito seguro roubar quando se conhece bem a burocracia“.


    Fala Fernanda Torres: “Não, esse não é o tipo de brasileiro que eu quero para o meu País“.


    Assinatura Institucional: “Uma campanha Instituto Etco em parceria com a rede globo“.

    ResponderExcluir

Lembre-se que esse blog não é um ringue de boxe ou um octágono para que rolem as porradas.