07 junho 2005

Apple se rende aos processadores Intel

Depois de 10 anos rodando com chips da IBM, desenvolvedores da Apple terão de mudar de tecnologia mais uma vez.
Os boatos já circulavam pelo mercado de tecnologia, mas nada melhor que ele, Steve Jobs, para confirmar a notícia. A partir de 2006, a Apple passará a utilizar processadores Intel que também servem de base para a plataforma Windows, da Microsoft em seus computadores. O anúncio foi feito hoje (6/6) por Jobs, CEO da Apple, durante o congresso anual para empresas desenvolvedoras de produtos e softwares, em São Francisco. "Nosso objetivo é oferecer a nossos consumidores o melhor computador pessoal do mundo, e a Intel tem de longe os processadores mais potentes", afirmou Jobs.

Essa não é a primeira vez que a Apple muda de tecnologia em processadores. Há dez anos, a empresa de Jobs migrou para o PowerPC, da IBM, obrigando milhões de desenvolvedores em todo o mundo a se adequarem ao novo sistema. No próximo ano, eles serão obrigados a repetir o processo de adaptação.

Durante o evento, o CEO da Apple fez uma demonstração com um modelo de Mac já operando com processador Intel. Ele também apresentou, aos 3 800 profissionais de TI presentes, um kit de transição que permite trabalhar nos dois sistemas até que a migração seja totalmente finalizada. O kit custará cerca de 1 000 dólares.

Os analistas vêem a mudança com certo ceticismo. Segundo eles, mesmo os clientes mais fiéis da Apple não aceitarão facilmente a nova tecnologia. A mudança exigirá que os usuários de Apple migrem para o novo sistema sempre que desejarem baixar uma nova versão do sistema operacional (MacOS) ou utilizar algum serviço da empresa. A aposta de Jobs é que, com os processadores Intel, os computadores da Apple passarão a ter um preço mais acessível, conquistando novos consumidores.
 
Fonte: Portal EXAME

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lembre-se que esse blog não é um ringue de boxe ou um octágono para que rolem as porradas.