09 maio 2005

Valentia sobre rodas

 
Por Felipe Turlão
 
Para lançar o seu off-road, carro urbano que pode ser usado em ambientes mais radicais, a Volkswagen veicula campanha elaborada pela AlmapBBDO, destacando, no comercial, as manobras do novo CrossFox entre edifícios modernos de uma metrópole e árvores habitadas por cobras em plena selva, ao embalo da canção "The lion sleeps tonight", do longa  O Rei Leão.

Segundo Marcello Serpa, diretor de criação da AlmapBBDO, as filmagens foram feitas na capital chilena, Santiago, porque no Brasil não há uma cidade grande limpa, sem postes e sem calçadas esburacadas, na qual se possa parar uma avenida importante para fazer uma gravação. "Se fizéssemos isto na Avenida Paulista, o Serra ( prefeito José Serra) mataria a gente". O filme estréia no domingo.

Para realizar seu trabalho, a equipe da produtora, a Conspiração, contou com 80 profissionais no Chile e outros 15 no Brasil. Muitos dos cenários foram criados por computação gráfica, mas outros são reais. Nestes, a equipe de arte cobriu partes de grandes avenidas de Santiago com vegetação, para conseguir o efeito de mistura da cidade com a selva.

Dois anúncios teasers foram publicados em revistas semanais, nos dois últimos fins de semana. Na primeira peça, as páginas camufladas mostram apenas a silhueta de um carro. O texto propaga: "Vem aí o primeiro off-road compacto do país". Na segunda, o carro é visto escondido atrás de uma pedra, apenas com os retrovisores visíveis.

A campanha também adota ações de marketing viral, divulgando o lançamento do comercial "Babuínos" para centenas de pessoas na internet. Bem-humorado, o roteiro mostra um cientista louco que descobre fatos sobre os babuínos e também sobre o CrossFox. Referência aos programas de descobertas científicas dos anos 70, o filme está disponível no site www.legendofomaha.com.br. Na opinião de Serpa, "este tipo de marketing não incomoda os consumidores, é divertido e os pega desarmados. É um caso em que comunicação e entretenimento andam juntos".

Na internet, o planejamento de mídia inclui portais como Terra, MSN, UOL, Webmotors, Estadão, Carros, Carsale e Quatro Rodas.

Complementam o esforço de comunicação, nesta fase inicial, mais sete anúncios em revistas e um hotsite, disponível na página da Volkswagen a partir de segunda-feira. Numa das novas mensagens impressas, o step, que fica na traseira do veículo, é visto atrás de uma árvore, na primeira página; ao virá-la, o novo CrossFox é revelado ao leitor, junto da assinatura que permeia toda a campanha: "Novo CrossFox. Compacto para quem vê, valente para quem anda".

De acordo com o gerente de propaganda e marketing da Volkswagen, Marcelo Olival, a estratégia de divulgação englobará também anúncios em jornais e marketing de varejo.

O novo CrossFox chega ao mercado para concorrer com o Ford Eco Sport e, em menor grau, com o Palio Adventure, Honda Fit, Meriva, Kia Sportage e GM Tracker. Segundo Olival, o modelo é destinado àqueles que têm o espírito jovem e são guiados pela imagem. Serpa completa: "Há 10 anos, as pessoas teriam vergonha de dizer isso. Mas hoje os compradores garantem que vão comprar o carro para se exibirem". O preço sugerido pela montadora é R$ 39.712,00.

Sob direção de Tales Bahu e Rodrigo de Almeida (também executores dos trabalhos), a criação das peças para TV e mídia impressa é de Renato Fernandez, Júlio Andery, Guilherme Jahara, César Herszkowicz e Marcello Serpa. O diretor das filmagens foi Fábio Soares, como fotografia de Ricardo Della Rosa. A produção da trilha é da Tentáculo. As peças para internet foram idealizadas por Isabelle de Vooght, Luciana Haguiara, Júlio Andery e Sergio Mugnaini, também diretor de criação, sob programação de Flávio Ramos, Fábio Toledo e Yves Apsy. O filme exibido na net foi produzido pela Cine, com direção de Luiz Ferré e trilha da Lua Web.
 
Fonte: Portal da Propaganda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lembre-se que esse blog não é um ringue de boxe ou um octágono para que rolem as porradas.