20 maio 2005

ABO pede suspensão de filme da Coca-Cola

 
 
[19/05 - 18:20] Associação Brasileira de Odontologia acredita que o filme "Sorrisos" fere regras do Conar

 
 
A Associação Brasileira de Odontologia (ABO Nacional) encaminhou ofício ao Conselho de Auto-Regulamentação Publicitária (Conar) e à direção de comunicação da Coca-Cola pedindo que seja retirada do ar uma cena do comercial "Sorrisos". A peça mostra uma jovem usuária de aparelho ortodôntico que abre uma garrafa de refrigerante com os dentes.
 
A entidade alega, através de seu presidente Norberto Francisco Lubiana, que "a atitude da jovem - independente de usar ou não aparelho - apresenta riscos de microfraturas do esmalte dental ou, ainda, de fraturas maiores dos dentes e é capaz de acarretar sérios danos biológicos, funcionais, estéticos e psicológicos, não podendo ser estimulado, muito menos por uma companhia de presença global, como a Coca-Cola, cuja publicidade exerce forte influência sobre os consumidores".
 
Segundo a ABO, o comercial incorre em dois vícios previstos no artigo 33 do Código Brasileiro de Auto-Regulamentação Publicitária, que condena "anúncios que manifestem descaso pela segurança, sobretudo quando neles figurarem jovens e crianças ou quando a estes for endereçada a mensagem"; e "estimulem o uso perigoso do produto oferecido".
 
Fonte: Meio & Mensagem On Line

 

Um comentário:

  1. confesso que, nessa parte do comercial, senti uma agonia... desde qnd aparelho de dente é abridor de garrafa? é engraçadinho mas agoniante...

    ResponderExcluir

Lembre-se que esse blog não é um ringue de boxe ou um octágono para que rolem as porradas.