04 dezembro 2007

Certas coisas são simples de entender

                                  Confused

Certas coisas são simples de entender, mas as pessoas complicam.

Recentemente fizemos um filme de produto para uma multinacional e no meio do processo, estudando como melhor atender a este importante e criterioso cliente, aprendi muitas coisas.

Entre várias interessantes, uma se destacou:

Uma produção deve perseguir 3 qualidades: ser boa, ter bom preço e ser rápida. Porém, note que ela nunca pode ter as 3 ao mesmo tempo:

Se é boa e rápida = não é barata
Se é boa e barata = não é rápida
Se é barata e rápida = não é boa

Simples e genial. Fico feliz em saber que alguns clientes treinam seus profissionais considerando outros aspectos que não o preço, preço, preço.

É o que eu sempre digo, quem define a qualidade do trabalho que será realizado não sou eu. É o meu cliente. Quando ele define o preço e o prazo disponíveis, automaticamente ele está definindo a importância e a qualidade que o trabalho poderá alcançar.

Vamos comparar com uma simples compra de automóvel. Existem diversos modelos dentro da loja. Nem vou falar de Ferraris, vamos ficar dentro de uma mesma marca. Ele pode escolher entre Gol e Passat. Todos sabemos que o cliente vai levar o que o dinheiro dele conseguir.

Mas... se a compra do automóvel fosse comparada a compra de um filme, seria o seguinte:
"Meu cliente aqui quer um Passat. Ele não tem dinheiro agora, mas seria muito bom que ele tivesse este Passat. Iria impressionar os clientes dele. Vamos nessa gente!!! Vocês entregam o Passat, eu pago um Gol (as vezes fusca), o cliente fica feliz, o filme vai para o meu portfólio e no futuro talvez o cliente queira fazer mais negócios da China como este e talvez escolham vocês como parceiros"

É assim que tem rolado. Muitas vezes até sem educação, afinal de contas "o cliente está oferecendo trabalho e você fica criando dificuldades...."

Não é dificuldade, não se pode entregar Passat's pelo preço de Gol's porque a conta não fecha. Conta simples, inclusive.

Os melhores resultados, os melhores profissionais, os melhores equipamentos, as melhores instalações, os melhores investimentos, precisam das melhores condições.

Acabei de assistir uma entrevista do Adilson Xavier, falando entre outras coisas, sobre o muito tempo que temos gasto tipo de assunto, financeiro e administrativo. Concordo com ele e gostaria muito de estar livre para pensar apenas nas melhores soluções artísticas e técnicas dos filmes de meus clientes. Mas a realidade não tem deixado, nem eu nem ele. Se bem que agora ele "ameaçou" deixar estes assuntos na mão do Aurélio. Vou ameaçar a Karina aqui na Imagina...

Estamos em um momento de retomada no mercado. Podemos fazer melhor, podemos fazer certo. Quem foi foi, quem ficou ficou e agora temos que colocar para rodar, mas direito.
Não existe o trabalho importantíssimo para amanhã e sem dinheiro. Se fosse importante mesmo o cliente venderia as calças para realizá-lo, é o negócio dele.

Mario Barreto - Imagina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lembre-se que esse blog não é um ringue de boxe ou um octágono para que rolem as porradas.