07 setembro 2005

Promon é a melhor empresa para trabalhar do Guia 2005

 
 
Empresa paulista que atua nos segmentos de engenharia e tecnologia foi eleita a número 1 do Guia EXAME - VOCÊ S/A - As Melhores Empresas Para Você Trabalhar 2005
 
Na melhor empresa do Brasil para trabalhar, o trabalhador também é acionista e uma de suas características essenciais é sua inteligência e capacidade de se reinventar. Quem descreve é o presidente da Promon, companhia paulista eleita a número um do Guia EXAME - VOCÊ S/A As Melhores Empresas Para Você Trabalhar 2005.

Luiz Ernesto Gemignani, presidente da Promon, que atua nos segmentos de engenharia e tecnologia, recebeu o prêmio na noite desta segunda-feira (5/9) em uma festa promovida pela Editora Abril, em São Paulo. "Esse prêmio reafirma e fortalece nossas convicções sobre a forma que trabalhamos e valorizamos nossos colaboradores", diz Germignani. "Em um mundo cada vez mais selvagem, ser premiado pelo rigor com que tratamos assuntos como transparência, diálogo com os colaboradores tem o mesmo efeito que o milagre para uma pessoa crente." Na premiação, foram consagradas as 10 primeiras colocadas no ranking de 150 empresas. (Confira abaixo as 10 campeãs). Os dados da pesquisa estarão disponíveis para assinantes no Portal EXAME ( www.exame.com.br) a partir de 8 de setembro.

O Guia EXAME VOCÊ S/A também premiou as 10 primeiras colocadas no ranking das melhores empresas para a mulher trabalhar. A primeira colocada e tricampeã foi a Natura. "Receber o prêmio nos estimula a manter a paixão por essa vocação de cuidar do outro, cuidar do mundo, buscar um mundo melhor ", afirma a diretora de Recursos Humanos, Claudia Falcão. (Clique aqui e confira as 10 campeãs no ranking das melhores empresas para a mulher trabalhar).

Festa de premiação

Segundo Roberto Civita, presidente do Grupo Abril que edita EXAME e Você SA, o Guia 2005 revelou instigantes situações nas melhores empresas para trabalhar do Brasil. Uma delas: boa parte dos trabalhadores se sente sobrecarregada, com um volume de trabalho muito grande. "Nem mesmo as melhores empresas podem ser indicadas como perfeitas", diz. "Mas a excelente notícia da noite é que essas mesmas empresas oferecem a seus colaboradores oportunidades de desenvolvimento na carreira. E com isso eles se sentem motivados", afirma Civita. Os dados financeiros mostram isso. A rentabilidade das 150 empresas foi de 17,8%, enquanto que a rentabilidade média das 500 maiores empresas do Brasil segundo o anuário EXAME Melhores & Maiores 2005 foi de 11%. "Isso mostra que investir em gente ainda dá o melhor retorno", afirma o Roberto Civita

A festa de premiação, realizada na Sala São Paulo, na capital paulista, contou com a jornalista Monica Waldvogel como mestre de cerimônias. Executivos, presidentes e donos de empresas compareceram ao evento, encerrado com uma atração especial, o concerto da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro Wagner Polistchuk.

Também representaram a Editora Abril e entregaram prêmios o vice-presidente de Recursos Humanos, José Wilson Armani Paschoal, o diretor-geral de Veja/EXAME/Você SA, Mauro Calliari; o diretor editorial de Veja/EXAME/Você SA, Tales Alvarenga, a diretora de redação de EXAME, Cláudia Vassallo, a diretora de redação da VOCÊ S/A, Maria Tereza Gomes. Também entregou prêmios o diretor do Great Place to Work Institute no Brasil, José Tolovi Jr. A consultoria é parceira de EXAME e VOCÊ S/A na realização do guia.

Metodologia da pesquisa

A maior pesquisa de clima organizacional do país começou com o envio de questionários para 190 mil funcionários de 488 empresas. Em termos regionais, o Sudeste registrou o maior número de organizações participantes, com 65,3% do total, seguido pelo Sul (24%), Centro-Oeste (4%), Nordeste (3,3%) e Norte (3,3%). Das 150 empresas ganhadoras, vinte receberão troféus: as dez melhores empresas para trabalhar e as dez melhores para a mulher trabalhar.

Pela metodologia adotada, a opinião do funcionário responde por 75% da nota obtida pelas empresas. O restante vem da análise de suas políticas e práticas de recursos humanos. As empresas com as melhores notas são pré-selecionadas neste ano, foram 203 e passam para a última fase de avaliação, que consiste na visita de um jornalista para entrevistar dois grupos de funcionários. Cerca de 4,8 mil profissionais participaram dessas reuniões este ano. As 150 melhores empresas para trabalhar somente são definidas depois desse contato pessoal.

As empresas premiadas

As 10 empresas campeãs do Guia EXAME VOCÊ S/A 2005
1º lugar Promon
2º lugar Todeschini
3º lugar Credicard
4º lugar Randon
5º lugar Zanzini
6º lugar Landis+GYR
7º lugar Serasa
8º lugar Magazine Luiza
9º lugar Multibrás (AM)
10º lugar DPaschoal

As 10 empresas campeãs para a mulher trabalhar do Guia EXAME VOCÊ S/A 2005
1º lugar Natura
2º lugar Serasa
3º lugar Magazine Luiza
4º lugar Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo
5º lugar ABN Amro Real
6º lugar Accor
7º lugar Schering-Plough
8º lugar Landis+Gyr
9º lugar São Bernardo Saúde
10º lugar Marelli Móveis
 
 
Fonte: Exame On Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lembre-se que esse blog não é um ringue de boxe ou um octágono para que rolem as porradas.