27 setembro 2005

Anatel autoriza novos testes de rádio digital

 

Duas emissoras de São Paulo, a Sompur e a Bandeirantes, farão transmissões experimentais para testar o sistema Iboc

 

Mais duas emissora conseguiram autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para realizar testes de transmissão digital de rádio: a Sompur (FM) e a Bandeirantes (AM), ambas da capital paulista. As autorizações foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) de hoje, por meio dos Atos nº 53.101 e 53.102. Na semana passada já haviam sido autorizadas a realizar testes as emissoras CBN (São Paulo), Tiradentes (Belo Horizonte), Gaúcha (Porto Alegre) e Itapema (Florianópolis).

 

Assim como estas, as duas novas emissoras realizarão testes com o sistema Iboc (In-Band On-Channel), um dos dois aprovados pela União Internacional de Telecomunicações (UIT) e que utiliza a mesma freqüência do sistema analógico. O objetivo é avaliar o desempenho do sistema de rádio digital em Freqüência Modulada (FM) e Onda Média (OM), considerando aspectos como qualidade do áudio, área de cobertura e robustez com relação a ruídos, interferências e efeitos dos múltiplos percursos.

 

Também será avaliada a compatibilidade do sinal digital com os sinais analógicos existentes, por meio do impacto do sinal digital na recepção do sinal analógico transmitido simultaneamente; do impacto do sinal digital na recepção de sinais analógicos no mesmo canal e em canais adjacentes; e da compatibilidade da área de cobertura. Os testes servirão de subsídios para avaliação de qual sistema se aplica mais adequadamente às características de cada localidade, como edificações e topografia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lembre-se que esse blog não é um ringue de boxe ou um octágono para que rolem as porradas.