23 setembro 2005

Ford planeja acelerar produção de carros híbridos

Meta é elevar fabricação para 250 000 unidades por ano até 2010.
Já Carlos Ghosn, que comanda a Nissan e a Renault, afirma que a demanda por esses veículos "é uma anedota"
 
Poucos dias depois da General Motors anunciar seus planos de investir na produção de carros híbridos – que funcionam tanto com gasolina quanto com eletricidade – a Ford também informou que irá acelerar sua atuação nesse segmento. A decisão reflete a preocupação das montadoras americanas com o domínio dessa tecnologia pelas concorrentes japonesas, sobretudo a Toyota, segundo o americano The Wall Street Journal.

O presidente do conselho de administração da Ford, William Clay Ford Jr., afirmou que a companhia pretende atingir uma produção anual de 250 000 veículos híbridos até 2010. A popularização dessa tecnologia, nos últimos anos, é estimulada pela constante alta dos combustíveis fósseis, como diesel e gasolina, além da preocupação com a emissão de poluentes ( se você é assinante, leia ainda reportagem de EXAME sobre os automóveis híbridos).

Enquanto as montadoras americanas e japonesas travam uma luta para dominar esse mercado, a francesa Renault e a japonesa Nissan, ambas comandadas pelo brasileiro Carlos Ghosn, passam ao largo da disputa. De acordo com Ghosn, a demanda mundial por carros híbridos é uma "anedota", já que as vendas desses modelos respondem por menos de 1% do faturamento do setor.

"Trata-se de um nicho tecnológico. Por ora, os carros híbridos são um negócio terrível", afirmou o executivo ao britânico Financial Times. Ghosn disse que ainda não se convenceu de que os consumidores preferirão os veículos acionados por eletricidade e combustível às demais opções, como os automóveis bicombustíveis (que funcionam com álcool e gasolina) ou os que consomem apenas um combustível, mas de modo mais eficiente.
 
Fonte: Exame On Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lembre-se que esse blog não é um ringue de boxe ou um octágono para que rolem as porradas.