19 outubro 2007

DC3 com nova logomarca

Aqui está a nova logomarca que a DC3/Unicom.

Em comunicado, a DC3 ressalta que sua nova logomarca valoriza formas mais modernas, simples e que facilitam a leitura do nome da agência. Tudo sem abrir mão da estética e do bom gosto.

60 comentários:

  1. A marca está bonita e o Haroldo, com certeza deve ter feito já um estudo de redução, pois na minha modesta e desabalizada opinião, o 3 pode sumir num cartão de visitas, por exemplo.
    Não some não, Haroldo?

    ResponderExcluir
  2. Legal...mas tudo o que eles fazem é soberbo!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. "Soberbo" é um pouco demais. Um dos problemas de blogs como o seu, Salame, é esse excesso de rasgação de ceda e a falta de senso crítico. Parece quadro de aviso de adolescentes. É no exercício da crítica que se cresce. O oba-oba, o olê-olá, o toma-lá-dá-cá é bom para fazer amigos, mas não ajuda a desenvolver o mercado.

    ResponderExcluir
  4. Caro "Anônimo",
    O problema não são os blogs, são as pessoas que querem falar mal dos outros e não tem coragem falar quem são.
    Se essas pessoas, que querem falar mal, se identificassem os comentários estariam postados aqui sim. :)

    ResponderExcluir
  5. Todo mundo diz que a DC3 é a melhor agência do Pará. Menos a gente. Estamos todo dia nos questionando, nos corrigindo, nos cobrando. Para honrar pessoas com esta que nos chama de soberbos e para não ter a soberba de ignorar a crítica um tanto inconformada deste que diz que o elogio a nós é exagerado. Agora de uma coisa pode ficar certo Sr. Anônimo, se tem uma coisa que fazemos bem é ajudar a desenvolver o mercado. Se você sair da cômoda postura de crítico anômimo, e fizer um levantamento junto a anunciantes, veículos de comunicação, fornecedores, profissionais e até estagiários, vai comprovar nossa contribuição modesta, mas efetiva para o fortalecimento do negócio da propaganda no Pará.
    Um abraço a todos e todas!!!
    Glauco LIma

    ResponderExcluir
  6. Aí é que está. "Falar mal dos outros" é uma frase típicamente desqualificada. Não se trata de falar de pessoas, mas de atitudes, de ações, de... logomarcas. Você não pode ter um blog isento porque depende das agências para viver. Por isso não pode postar um comentário, qualificadíssimo, que desmonta essa logomarca confusa que a agência DC3 postou em seu blog. Sei que você não vai publicar esse comentário. Tudo bem. Pode socar ele em seu cú, mesmo.

    ResponderExcluir
  7. "Todo mundo diz que a DC3 é a melhor agência do Pará". Peraêêê!!! Todo mundo de onde, Glauco? Da DC3? Isso é ofensivo e agressivo para com o mercado. Quem está "estimulando o mercado" não trara a concorrência com essa falta de respeito, não. Ou você acha que essa porcaria que vocês fazem para o Duciomar é um exemplo de trabalho "da melhor agência do Pará". Bola no chão, pessoal. Temos 33 agências de propaganda no Pará e não existe "melhor agência" aqui como não existe em lugar algum. Uma agência que existe é a melhor agência para os seus clientes e é esse o critério que deve ser levado em conta. Bater no peito e dizer que é o melhor não vale nada em um mercado cada vez mais competitivo. Você acaba de dar um atestado de imodéstia típica de um incapaz.

    Marcelo Miranda (mlmiranda@bol.com.br)

    ResponderExcluir
  8. Aí está seu comentário postado Anônimo das 19h12.
    Mesmo com a covardia típica dos incompetentes e incapazes.
    :)

    ResponderExcluir
  9. Sinceramente sou fã das coisas que a DC3 faz, mas sinceramente, esta marca me decepcionou. Quando eu li que tinham feito nova marca, pensei: "até que enfim". Mas antes terem ficado com a antiga, achei a fonte feia, antiquada, e a marca é toda desalinhada, fora de prumo. Infelizmente. Acho que a DC3 tem profissionais maravilhosos e poderia ter feito melhor; é aquela coisa: casa de ferreiro, espeto de pau.

    ResponderExcluir
  10. Entre discussões e ofensas... só posso me colocar na humilde situação de um mero espectador.
    E fora de críticas e rasgação de seda o que posso falar é que "infelizmente" não é uma logomarca que se pareça nascida de um grande processo de criação e análise do espírito da agência.
    Uma marca totalmente monocromática, formada apenas de elementos textuais, que qualquer um com um coreldraw na mão faria. Até eu!
    Sendo a DC3 uma agência conhecida no mercado não haveria a necessidade de tantos elementos na logo.

    Um pequeno comentário sobre se postar comentários como anônimo, creio não ser falta de coragem, mas sim o fato de com certeza sofrer represália e outras intimidações por parte dos "ofendidos".

    ResponderExcluir
  11. O anonimato é a garantia do sigilo da informação. Sem o anonimato, os blogs estariam fadados ao silêncio. Vejo o que ocorre no Quinta Emenda, por exemplo. 80% das postagens, ou mais, são anônimas. O Blog do Barata decidiu conter os anônimos e o número de comentários caiu vertiginosamente ali. O fato de alguns usarem o anonimato para ofender, não desqualifica o mecanismo, ou contrário, o qualifica.

    ResponderExcluir
  12. Mas, aqui pra nós, tem alguma agência de propaganda em Belém que tenha uma boa logomarca? Sugiro ao Blog fazer um concurso da melhor logomarca de agência. Peça que as empresas mandem a logo simples, como é aplicada normalmente e peça para as pessoas escolherem como fizeram na foto do Círio. Vai ser legal!

    ResponderExcluir
  13. Glauco perdeu uma grande chance de ficar calado.

    ResponderExcluir
  14. Não gostei da nova marca.
    Nem das baixarias nos comentários.

    Nem lavadeira consegue chegar a níveis tão baixos.

    Salame, de onde é esse Marcelo Miranda?

    ResponderExcluir
  15. Toda marca tem um ciclo, isso p/ quem estudou é sabido. Todas têm seu aclive e declive, portanto, acho justo q a DC3 troque temporariamente sua marca. Qtas. já não o fizeram? Bonita p/ uns, criativa p/ outros, ñ funcional p/ outras, o importante é a renovação, a troca, ñ ficando numa mesmice eterna.

    ResponderExcluir
  16. Dizer q a DC3 é a melhor ou pior agencia do estado ñ é legal, agora ficar bombardeando uma logo q a agencia quis trocar por seus motivos isso é pior ainda. Cada um é livre p/ fazer o q quiser, sugestões, críticas, comentários tudo é super válido, mas baixaria ñ leva ninguém a nada, isso é reflexo de um debate sem embasamento, precisamos nos fundamentar mais p/ atingirmos um nível superior de questionamentos e, assim, melhorarmos a qualidade da propaganda do estado.

    ResponderExcluir
  17. Bom, quem não quer ouvir críticas, que não se submeta à opinião alheia. Acho que o blog serve pra isso, se não, não haveria o link "postar um comentário".

    ResponderExcluir
  18. Bom, quem não quer ouvir críticas, que não se submeta à opinião alheia. Acho que o blog serve pra isso, se não, não haveria o link "postar um comentário".

    ResponderExcluir
  19. Outra coisa, vi a camiseta do círio da DC3, muito bonita por sinal. O problema é que não dava pra ler o três, achei até que era uma agência nova, "DC". Agora imagina essa redução num cartão de visitas...

    ResponderExcluir
  20. Mas.. qual estagiário fez isso mesmo!?

    ResponderExcluir
  21. SEDA se escreve com "S"

    ResponderExcluir
  22. Caramba...e tudo começou com o "soberbo" !

    Olhe, Salame, apesar de não conhecê-lo pessoalmente, o seu post foi maravilhoso porque levantou a discussão. Essa é a função do blog - interação! Até o vai tomar no c... foi legal! Não importa, é uma opinião. E a liberação do comentário qualificou a ferramenta.

    Eu acho que nossas agências de publicidade e propaganda não ficam atrás de nenhuma do sul do país. Quanto ao elogio à DC3 eu assumo que gosto do trabalho desta agência, não como especialista no assunto e nem para jogar confete. Simplesmente gosto. Como gosto de todas as outras. Gosto do que é bom. Bem feito. Criativo e bem produzido.

    E acima de tudo AMO ESTE BLOG !

    E nem conheço os donos! Por que? Qual é o blog que fala de publicidade?

    Beijos.
    Quero bem a todos.

    ResponderExcluir
  23. A Cris Moreno é muito fofa. Estou começando a me apaixonar por esse seu jeitinho, Cris...

    ResponderExcluir
  24. égua a DC3 tá bombando c/ essa logomarca nova. O legal é isso, troca de idéias, críticas, comentários, elogios, muuuuuito bom!!! Isso tem q acontecer c/ campanhas, logos, vt's, com tudo mesmo. Assim o nível aumenta, vamso crescer publicitários do Pará!!!!!

    ResponderExcluir
  25. ta com inveja?
    vai trabalhar p chegar ao nvel da dc3

    ResponderExcluir
  26. Minha humilde opinião de redatora é de que logomarca é uma coisa muitíssimo pessoal. Nunca vai agradar a todos os anônimos e não-anônimos deste blog. Eu, particularmente, gostei. Mas como diz o velho e sábio ditado: gosto é que c*, cada um tem o seu.

    ResponderExcluir
  27. Tem um monte de babaca nesse meio aqui em Belém, gente que não tem história, competência, sensibilidade e não sabe porra nenhuma de propaganda. Essas pessoas tem que estudar muito e bater a cabeça pra chegar perto de uma Galvão, Mendes, Dc3.... Babaca Miranda te joga em baixo do sacrabala!!!

    ResponderExcluir
  28. Desculpa, eu nem conheço ninguém da DC3, nem o trabalho dela, pq estou à pouco tempo aqui...Mas a logo realmente tá mal feita!

    ResponderExcluir
  29. Será que agora meu comentário vai?
    Bom, a DC3 merecia uma logomarca que fizesse jus aos trabalhos da agência.
    Eu leio DC "três" porque sei que este é o nome, mas um desavisado pode ler DC "ao cubo".
    Isso me lembra o badalado lançamento da nova (faz tempo, heîn?) marca das ORM, com aquele O cortado que mais parece um C ou um G.
    Agora esse papinho de "sou o melhor", ah, me poupe!
    Ficar nessa briguinha de egos não leva a nada, enquanto o mercado se prostitui, ninguém respeita ninguém e haja o povo furar olho...

    ResponderExcluir
  30. A DC3 é uma das melhores agências de propaganda da região Norte do país, tanto em capacidade técnica como em talento. Negar isso é ser, no mínimo, despeitado e idiota.

    Apesar disso, de fato, a nova logomarca da agência ficou um bocado confusa. Parece algo como "Depois de Cristo ao Cubo"(?!).

    Creio que não seja logomarca "definitiva", mas apenas um estudo para lançar, num futuro breve, a logomarca pra valer.

    Agora, desqualificar todo o brilhantismo da agência só por causa disso é coisa de gente invejosa. Não trabalho na DC3, nunca trabalhei, mas sou fã incondicional dos trabalhos de Haroldo, Glauco e Cia.

    Sabem, os comentários neste tópico só fazem reforçar o provincianismo desta terra. Uma terra de gente "que se acha" - onde aparecer com cara de besta numa coluna social é sinônimo de ser melhor do que a maioria.

    Bando de babacas! Vão trabalhar, pra ver se vocês chegam, pelo menos, aos pés do que a DC3 faz.

    ResponderExcluir
  31. Me lembrou as bochechas de uma bela bunda.
    Bumbum Unicom.
    Mas... como disse a Lú, gosto é que nem c* mesmo...

    ResponderExcluir
  32. Bem, acho que já vi algo parecido! Só que um pouco mais elaborado. Sem os desalinhos e os excessos...
    Um rapaz distribui catões de visita com logo, no mínimo, mais simpática e de acordo com a estética. Enfim..
    Mesmo sem esse rapaz possuir um "nome no mercado", isto deveria ser levado em consideração!

    ResponderExcluir
  33. Fala Sal...

    Rapaz, acho que devias investir na Revista Pó de Vídeo. É sério.

    O teu blog veio pra ficar independente dos comentários prós ou contra a logo, existe sim uma unanimidade: O teu blog não pode morrer...

    Em relação a logo, gostei, mas acho que ainda não estava na hora de mudar. A agência é muito nova...

    Abraços ao meu amigo Glaucoma...

    Abilinho Couceiro

    ResponderExcluir
  34. A dc3 já foi uma agência criativa. agora virou secretaria da Prefeitura.

    ResponderExcluir
  35. Ô, estagiário das 12:19, vai arrumar o que fazer!!!

    ResponderExcluir
  36. Estagiário das 12:19, a prefeitura tá precisando de copeiro, e não esquece de lê o jornal Domingo.

    ResponderExcluir
  37. A logo é ruim. Mas isso não desmerece a agência. Muita agência boa, como a Galvão, tem logomarca ruim. A da Mendes, por exemplo, é uma simples Typewriter, sem tirar nem pôr. Então não dá para fazer aqui um cavalo de batalha em torno de uma decisão que só cabe à diretoria da empresa. Concordo com um anônimo que escreveu antes de mim: tá na hora de um concurso, sem paixões, com base na estética. Salame, exponha as marcas e deixe a gente votar. Quer uma sugestão? Comece com as que são sindicalizadas (33). Teu blog vai bombar!!

    ResponderExcluir
  38. Mendes e Galvão têm logomarcas simples, porém muito boas! A nova da DC3 é um carnaval só.

    Aliás, eu sempre defendi que a beleza e eficácia de uma logomarca está exatamente na sua simplicidade. Quanto menos penduricalhos, melhor, mais apuro estético.

    Quanto ao concurso de logomarcas proposto pelo amigo aí de cima, não acho boa idéia. A quem vai interessar essa disputa? Aos donos de egos cada vez mais inflados???

    Tolice, tolice...

    ResponderExcluir
  39. Anônimo das 12:08, a quem não interessa fazer o concurso de logomarcas? Ora, a quem tem logomarca feia. Acho que você trabalha na Mendes ou na Galvão. Sou da DC3 e aposto como a nossa ganha, apesar da baixaria que se disse aqui contra a nova logo. Salame, faça o concurso e movimente ainda mais o seu blog!

    ResponderExcluir
  40. Engraçado esse pessoal da DC3. Se sentiu ofendido por que o Anônimo das 12:19 caracterizou a agência como uma "secretaria da Prefeitura". Vocês acharam isso ofensivo? Mas faziam coro quando se dizia que a Griffo era agência "chapa-branca" por suas relações com o governo. O que eu detesto é essa política de dois pesos e duas medidas. Quando é com o outro é açúcar, quando é no meu é sal. Agora, que a DC3 efetivamente é uma agência chapa branquíssima, não quer ser confundida com uma secretaria da Prefeitura, o que efetivamente passou a ser. Afinal, até terceirização de contrato de assessoria de imprensa é feita por dentro da agência. É ou não uma secretaria informal?

    ResponderExcluir
  41. É curioso que algumas pessoas falem em "inveja" quando se expressa uma crítica. Salame, fazer crítica e receber crítica é parte do jogo evolutivo das relações humanas. O problema é que tem gente que vive de parapicos e se confrontado com argumentos contrários sobe no salto. A logomarca da DC3 é ruim, mesmo. Não é inveja. É avaliação. Eu faria uma melhor? Não, porque não sou diretor de arte. Sou mídia. Mas tenho o direito de achar que está ruim. Ou não? No Pará, eu gosto de apenas 4 logomarcas de agência: Galvão, que tem um desenho simples e direto; Mendes, que demonstra a solidez da empresa; Vanguarda, que trabalha a inicial como um símbolo que pode ser usado à parte; e Double M, uma futura muito bem escolhida, leve e direta. Isso faz dessas agências agências melhores que as demais? Não. Mas faz suas logos melhores.

    ResponderExcluir
  42. Anônimo das 14:00:00, deixe de tolice. É óbvio que a logomarca da sua agência (DC3) não tem as mínimas condições de ganhar. Está confusa, sim senhor!

    Agora, faço questão de separar as coisas.

    A DC3 é uma agência de altíssimo nível criativo, que está entre as mais brilhantes, talentosas e inovadoras do Brasil. Isso, ninguém pode negar. Quem fica indiferente aos outdoors do Universo, por exemplo?

    Vocês fazem propaganda impactante, ousada, irreverente, que chama a atenção e dá o recado do cliente sempre de um jeito novo.

    Gosto demais do trabalho de vocês!

    Mas que a nova marca está ruim, ah, isso está. Sim senhor, está!

    ResponderExcluir
  43. É inadmissível essa grosseria contra os estagiários desfechado por pessoas que estão defendendo a DC3. Eu já fui estagiário lá e sei que sem estagiários muita agência que se diz "a melhor" simplesmente não funcionaria. Hoje a redação de grandes jornais locais estão lotadas de estagiários e a maioria das agências, dentre elas grandes agências como uma que agora foi eliminada da concorrência do Estado, tem nos estagiários uma mão de obra importantíssima. Mais respeito com os estudantes!

    ResponderExcluir
  44. Podem amar.
    Podem odiar.

    Mas NINGUÉM FICA INDIFERENTE à nova logomarca da DC3.

    ResponderExcluir
  45. é. e ninguém fica indiferente a um barraco também.

    ResponderExcluir
  46. O que queriam? Uma logo "pesquisada" no BrandsoftheWorld.com, não poderia ser diferente. Pera lá, esse três dentro do círculo tá tão errado que qualquer aluno de primeiro semestre diz que quando diminuir ninguém vai conseguir ler. Qual a melhor agência do Pará? Do Norte? Nenhuma...todas são REGULARES, acertando ali, errando acolá. Quanto ao fato da DC3 ser agência chapa branca, eu só digo: donos da DC3, consigam o máximo de dinheiro que der, porque um dia isso tudo vai acabar. Depois vocês podem abrir uma sorveteria. Que tal "Sorveteria do Glauco"?

    Salame, não vou assinar porque Belém é um Ka. Feia e pequena. E apertada. Que nem o c.

    ResponderExcluir
  47. A certos tipos de notoriedade é preferível passar despercebido.

    Felizmente para a DC3, a logo é de uma ruindade discreta: incoerente -ou caixa alta ou caixa baixa aí embaixo, decidam-se! - e desconjuntada, a começar pelos problemas de alinhamento.

    É mesmo muito provável que tenha sido feita por um estagiário, o que não o desmerece: muita gente safa já escorregou no início da carreira. A responsabilidade, aí, é do chefe, que precisa delegar melhor as tarefas.

    ResponderExcluir
  48. Caro anônimo da DC3, não trabalho na Galvão e nem na Mendes, mas acho as duas logos simples e funcionais, bem resolvidas, o contrário da logo de vocês, acho que você deveria dar uma lida sobre funcionalidade, estética e como trabalhar com grids e modulação e tentar aplicar esses conceitos a sua logo, quem sabe assim ela ficaria apresentável, e aí sim você teria algo para se orgulhar.

    ResponderExcluir
  49. A frase: "Podem amar. Podem odiar.
    Mas NINGUÉM FICA INDIFERENTE à nova logomarca da DC3" é original, mas baseia-se em uma antiga frase cunhada pelo radialista Eloy Santos, o rei do rádio nas décadas de 60 e 70 no Pará. Apenas para registro: Eloy morreu pobre, atropelado por uma Sacramenta Nazaré, em 2006. Não chega a ser uma referência a ser seguida, se é que o pessoal da DC3 me entende.

    ResponderExcluir
  50. A DC3 é realmente uma grande agência. Porém, dizer que a logo que eles recriaram está bonita é, no mínimo, ser menos realista (para não dizer puxa-saco) da agência. Basta que, para isso, surja-se com a pergunta: E os padrões de aplicação?

    Engraçado é que a Mendes, com uma logomarca mais simples, consegue uma estética bem mais clara que a da DC3. Aliás, dentro do mercado da comunicação, poucas são as marcas interessantes. O problema é que na maioria dos casos as pessoas querem fazer uma coisa muito bonita e acabam fazendo algo muito feio. É o caso da agência em questão.

    Querem ver algo realmente bonito (na minha opinião, já que uma bela parcela dos senhores vai achar essa marca ridícula) em proposta de logomarca de agência de comunicação? Vejam a África. Simples, legível, moderna e agradável.

    Bom, acredito que se vocês se pautarem pela simplicidade, poderiam se basear não no desenho, mas no conceito da marca que eu citei.

    Até porque a questão da aplicação da marca vai se resumir em peças institucionais, porque muitas vezes o designer escolhe uma fonte legalzinha para assinar as criações da referida agência. E esquece de colocar a marca original.

    Mas pensem em uma coisa apenas: Que tal usar a logomarca da agência para promoverem a agência de vocês? Ou para promoverem a idéia da agência...

    Se eu tivesse uma agência e fosse assinar uma criação, a logomarca da minha agência iria ser a assinatura (que muitos de vocês colocam exatamente no canto superior direito e outros no superior esquerdo, não sei o porquê) da peça criada, em tamanho de corpo 6 ou 7 pontos.

    Mas a nova marca da DC3 está:

    - Poluída
    - Feia.

    ResponderExcluir
  51. kakakakakakakakakakakaka!!! o anônimo das 16:32 matou a pau!!! kakakakakakakaka!!! Quanto ao comentário do anônimo das 21:12, pretensamente intelectual e abalisado, começa errado. A logomarca da Mendes é óbvia e ululante. A rigor, não ó logomarca, mas logotipia: é um nome escrito com uma fonte que já existe, sem qualquer esforço de criação para produzir alguma diferenciação. A Mendes deveria pagar direitos autorais para a Linotype, detentora dos direitos sobre a Typewriter, tipologia usada e abusada ali. Não conheço a logomarca das agências de Belém, mas não vejo nenhuma que possa ser destacada, das que me vêem a mente. Embora rejeitada por alguns, a idéia de fazer uma exposição com as logos de todas as agências aqui no post seria não apenas bacana, mas sobretuto útil. Quem tem medo de aparecer aqui? Mandem suas marcas para o Salame e peçam que ele publique. Vamos ver no que vai dar.

    ResponderExcluir
  52. Não conheço pessoalmente a equipe da DC3, porém, admiro bastante o trabalho dos caras e principalmente o texto, um dos mais, senão o mais criativo da cidade atualmente, principalmente como o Glauco (que considero um gênio da semântica) utiliza a língua como ferramenta principal na construção do discurso e da narrativa. Admiro principalmente a excelência na utilização as principais figuras de linguagem encontradas na propaganda brasileira que são metáfora e metonímia. Algumas campanhas são realmente emocionantes, principalmente pra quem estuda propaganda como eu, aluno do curso de comunicação social da FAP e dedicado ao estudo da Semiótica Discursiva.

    Não desmerecendo também as outras agência de Belém, tem muito talento na terrinha. O que desmereço é a atitude de certas pessoas, que se escondem atrás da postagem anônima, isso realmente é covardia. Acho que se uma pessoa tem plena convicção de sua opinião, ela não deve ter medo de levá-la a público. Desaprovo também, como estudante, a postura de alguns membros de agências quando a dor de cotovelo aperta devido ao fato de uma ou outra ganhar uma nova conta, isso é um péssimo exemplo pra quem está entrando no mercado que muitas vezes é taxado de não-profissional por pessoas de fora do Pará.

    Eu não condeno a logomarca, como algumas pessoas aqui o fizeram, acho que ela tem um conceito por trás e nem todo mundo ta preparado pra conceito. Tem uma frase do filósofo Heráclito que diz “o espírito criativo é tão profundo que você nunca lhe conhecera os limites mesmo seguindo todos os seus passos". Acho que a maioria que condena a marca está presa aos bloqueios da criatividade, como a busca pela resposta certa, o lógico, o que todo mundo já fez, etc.

    Minhas impressões sobre a marca:
    A primeira coisa que me chamou atenção é como somente com tipologia, eles conseguiram formas que remetem a símbolos imediatamente, ou seja, é o que chamamos do aspecto eidético (forma), a distribuição espacial (topologia) condenada por muitos aqui foi, talvez o que achei mais interessante na marca, o 3, topologicamente disposto no canto superior direito, infere uma função exponencial, uma das mais importantes funções da matemática onde os principais elementos são “x” e “e”, se “x” é real, então “e” elevado a “x” é sempre positivo e crescente! É como se essa fórmula formada pelos diretores de criação da DC3 fosse multiplicada exponencialmente por 3. O 3 é envolvido por um círculo, símbolo que significa infinito, e também é um signo que representa aliança, a aliança infinita entre a equipe da DC3 e seus clientes. Em se falando de signos inferidos pelas formas o D e o C, através da tipologia escolhida, muito se parece com uma ampulheta, símbolo de tempo, isso significa que a DC3 cumpre seus prazos, porém se completado, eideticamente (aspecto da forma) falando lembra o símbolo do infinito, será que a criatividade dos criadores é infinita? E se esse infinito for multiplicado exponencialmente por 3? Se você olhar por outro ângulo, as letras D e C lembram uma taça, daquelas usadas em drinks decorados com uma pequena fruta na beira, um brinde à propaganda paraense.

    Essas são só algumas impressões que tenho da marca, parabéns aos criadores.

    Abs

    Sidney Barra
    Aluno do 4º Período de Publicidade e Propaganda da FAP.

    ResponderExcluir
  53. Cara, que barraco! Essa logo ta mto trash mesmo. E ainda tem quem defenda! Os erros tão na caaara veeii. Se alguem acha que isso ficou legal, por favor justifique. Poque essa é uma logo boa? Estética? Ou será q só pq é da DC3,ela pode ser uma merda?

    ResponderExcluir
  54. Sidney, vc realmente ainda tem muito o que aprender. O mesmismo da DC3 é patente nessa coisa feia que eles fazem para a prefeitura de Belém, uma comunicação que parece de prefeitura do interior, com esse prefeitinho Jeca Tatu exposto de maneira indiscriminada e um discurso, uma fala, uma retórica totalmente contrária aos fatos. Afora isso, o que essa agência mostra de qualidade? De verdade. Universo? Publicidade recorrente. Não consegue fugir do lugar-comum dos cursinhos no país inteiro. ORM Cabo? Fórmulas requentadas diretamente dos anuários do CCSP. É ruinzinha, mesmo. A logomarca é apenas a síntese de sua atuação. Esse negócio de chamar o Glauco de "gênio" é um pouco demais. Se o Glauco é um gênio aqui, já tô indo direto pra Val-de-Cães! Fui!

    Jair Ferreira dos Anjos, jornalista

    ResponderExcluir
  55. Jair, realmente, preciso aprender muito, pra isso estudo e me dedico. Graças a Deus tenho essa consciência, o que é raro hoje em dia; vejo colegas que já chegam na faculdade arrotando, sou isso, sou aquilo, sei isso, sei aquilo, porém, sei que a maturidade nessa profissão só se ganha com o tempo, na base da experiência, por isso, tento aprender com os erros e acertos dos outros. Por outro lado, também tenho consciência do meu potencial e tenho meu ponto de vista e este com certeza ainda não foi contaminado pelo fato de não ter vinculo com agência alguma.
    Uma coisa que aprendi em casa e vejo que muita gente não aprendeu são regras de trato social, educação, cavalheirismo e principalmente respeito.

    ResponderExcluir
  56. Caros,

    realmente a marca está muito fraca, o "3" vai sumir mesmo na redução, isso é um fato o que já a desaprovaria por qualquer Diretor de Arte com formação em Artes Visuais ou Design, já os que "mexem" no corel e não sabem o que é um Manul de Identidade, coitados. O "unicom" está claramente desalinhado com o "Marketing e Comunicação", ramos da atuação da agência que sequer deviam constar na logomarca. Não lembro agora o nome dessa fonte, já desinstalei por que é antiga e tem esse assento no "í" feio a beça. A marca atual (ou será já anterior) é bem melhor. Os comentários sobre a agência nem deviam constar nesse post, muita gente que não entende nada de design e cheio de rancor falou muita merda, estudem anônimos.

    Ramiro Quaresma

    ResponderExcluir
  57. Menos é mais. É o cliente e não a agência de propaganda que merede destaque, portando, concordo com o anônimo que comenta que Mendes e Galvão tem, disparado, as marcas mais interessantes de Belém.

    ResponderExcluir
  58. Olá, senhores,

    Dei uma passada neste blog por curiosidade e achei estes comentários acerca da nova logomarca da DC3. Lembro-me de ter lido um livro (design para quem não é designer) que mostrava que umas coisas que se deveria prestar atenção eram o alinhamento e o contraste. Noto que a marca não tem "Alinhamento" (na linha de baixo) nem contraste (na peça inteira). Não sei quem aprovou esta mudança, mas eu não gostei. É claro que a última palavra não é minha, mas expresso aqui minha opinião.

    Se vocês repararem os conceitos modernos de revitalização das marcas, verão que elas passam apenas por detalhar mais o que já era conhecido. Conheço uns versos (aliás, acho que todos conhecem) que dizem: "Não mude demais o seu cabelo pois, quando chegar aos 80, ninguém vai reconhecê-lo". Eu acho que a DC3 poderia segui-lo: A logo antiga poderia continuar, com alguma melhoria.

    Marcas conhecidas são redenhadas de tempos em tempos e não ganham muitas diferenciações. Exemplos: Banco Itau, Aplle, Clarin, marcas fortes que precisam se fixar na memória de seus clientes. "Em time que se ganha não se muda". Quando a mudança entra de corpo inteiro (como no caso da logotipia da DC3), há que se pensar que alguma coisa vai mudar expressivamente dentro da agência, penso eu.

    Aliás, nessa discussão toda, há uma coisa que eu topo: Para qual e-mail eu posso mandar as logos de umas agências ai, para que iniciemos uma disputa pelos mais bonitos grafismos das agências do Pará? Será que vale aqui mandar as marcas das "novas" agências, aquelas mesmas que estão dentro da concorrência do governo do estado???

    Acho que não. Mas acho que conseguiremos algumas marcas para disputar este certame.

    Hidelbrando da Fonseca.

    ResponderExcluir
  59. tem gente que tá forçando a barra pra associar adjetivos aí pra essa logo

    simplista até demais, não transmite nenhum conceito, parece que foi feita as pressas

    ResponderExcluir

Lembre-se que esse blog não é um ringue de boxe ou um octágono para que rolem as porradas.