30 novembro 2007

O 1º Leão de Ouro do Brasil

Em 1975 o Brasil ganha o seu primeiro leão de ouro no Festival de Cannes com um comercial criado por Francesc Petit e Washington Olivetto da DPZ, produção da ABA Filmes, institucional do Conselho Nacional de Propaganda-CNP, intitulado “Homem de 40 Anos”.

O filme repercutiu, não apenas na platéia mais seleta do mundo, mas teve grande impacto no Brasil por conta da temática. Buscava sensibilizar as empresas para o drama dos homens nessa faixa de idade, naquele tempo como hoje, preteridos pelo mercado de trabalho. O filme, para se contrapor a esse preconceito, mostrava justamente homens que em idade avançada se realizaram profissionalmente, a começar pelo Presidente da República Ernesto Geisel.

A idéia foi do Washington Olivetto, inspirado no drama pessoal de seu pai, Virso, que estava com dificuldades para arranjar emprego. Mas, fora os prêmios conquistados, este comercial representa uma técnica de produção pioneira que mais tarde seria utilizada no clássico “Hitler” e na campanha dos 75 anos da Folha de SP, trabalhos da W-Brazil. Consistiu em refotografar, em P&B fotografias dos personagens disponíveis em arquivo, imprimindo-as em miniatura, em papel jornal, para depois serem filmadas com uma lente macro, produzindo o efeito de retícula desejado. Trabalho que teve participação do Ronald Persichetti da DPZ, fotografia de Roberto Mateo, locução do Ferreira Martins (veja os comentários dos leitores) e Direção do Andrés Bukowinski.

Filme de custo simbólico, mas que representou muito para a carreira de Olivetto e repercutiu na mídia. Inspirado na campanha, que também teve um anúncio do mesmo teor, um Senador da Arena apresentou projeto de lei propondo abatimento de 3% no imposto de renda às empresas que comprovassem ter mais da metade de seus recursos humanos formados por pessoas acima de 40 anos. E nas pratileiras da DPZ, enfim, um leão de ouro do mais importante festival do mundo.

Direto do Almanaque da Comunicação

http://www.almanaquedacomunicacao.com.br/blog/

2 comentários:

  1. Adoro post nesta linha. Traz conhecimento, informação.

    Obrigada e beijos.

    ResponderExcluir
  2. Pode ter certeza que também é muito bom quando a gente encontra esse tipo de ínformação para colocar aqui no Pó.
    Beijão Cris.

    ResponderExcluir

Lembre-se que esse blog não é um ringue de boxe ou um octágono para que rolem as porradas.