09 novembro 2007

Ninguém Entendeu Nada!


As agências foram chamadas, as caixas e os envelopes estavam lá. Mas, segundo algumas agências, conferiram os lacres, romperam os mesmos, assinaram a ata da reunião e depois dispensaram todos.

16 comentários:

  1. E não era pra ser assim???? O que deveria ter sido feito então???

    ResponderExcluir
  2. A Comissão de Licitação está corretíssima. Esse negócio de uma agência escavocar o envelope da outra é uma baixaria. Quem tem que avaliar é a Comissão. Agência nenhuma tem isenção para avaliar o trabalho da concorrência. Com isso, a Comissão torna o trabalho célere, agiliza os procedimentos e evita recursos. Nota 10. Se no Basa isso tivesse acontecido não teria havido todo aquele problema.

    ResponderExcluir
  3. Ei, quer dizer que só quem vai dizer se as agências cumpriram todas as exigências direitinho é a comissão? Quer dizer que as agências de fora, todas, entregaram a descrição completa das suas instalações e aparelhagens NO ESTADO DO PARÁ, como exige o edital? Onde é a sede dessas agências que ninguém sabe, ninguém viu?
    Só o que se sabe é que a Verve ainda está montando sua sede no estado, mas não está pronta e nem vai estar tão cedo.
    A conta de publicidade do Estado é PÚBLICA. É nosso dinheiro. Eles deveriam, até para mostrar lisura no processo de licitação, apresentar o material que foi entregue para a ABAP e o SINDAPA analisarem e atestarem que estava tudo certo conforme o edital exigia.
    Agora só nos resta esperar.

    ResponderExcluir
  4. Adiro aos comentários feitos pelos das 15:13 e 15:22. Quanto ao feito às 00:37, acho que ele se equivoca, pois a Comissão Especial de Licitação foi designada com essa finalidade, tanto que dentre os servidores existem doutores e mestres no assunto. E quanto a análise ser feita apenas por eles, não tem como ser diferente, pois são os Servidores Públicos designados pela Administração com a finalidade de gerir o processo licitatório.
    Ah, e quanto ao comentário referente as instalações, estou com uma cópia do edital na minha frente e estou vendo que as instalações é item que compõem a proposta técnica (capacidade de atendimento). Logo, que não apresentar, deve ficar sem a pontiação.
    Abs,

    ResponderExcluir
  5. Não aguentei e resolvi meter a colher nessa conversa de anônimos!

    Na sessão pública de abertura dos envelopes-habilitação e dos envelopes-proposta, técnica ou financeira, DEVE ser observado o seguinte procedimento que, pelo visto, foi ignorado:
    - abertura dos envelopes-habilitação e rubrica dos documentos contidos em seu interior, pelos membros da Comissão Permanente de Licitação E PELOS REPRESENTANTES DOS LICITANTES DOTADOS DESSA COMPETÊNCIA;

    Tal determinação legal está implicitamente ligada a dois princípios, dentre outros, a que se submete a Administração: o da moralidade e o da igualdade.
    Em poucas palavras, pelo Princípio da Moralidade, a CF/88 exige dos administradores públicos uma conduta honesta e proba, bem afinada com o interesse público, descartando qualquer possibilidade de o administrador utilizar-se do cargo que ocupa para beneficiar uma ou outra pessoa, de acordo com sua conveniência pessoal.
    Pelo Princípio da Igualdade, aplicado às licitações públicas, busca-se oportunizar, a qualquer pessoa que pretenda contratar com o Poder Público, igualdade de condições.

    Portanto, a questão não se resume à suposta "baixaria" de uma agência "escavocar" o envelope da outra, mas sim de lisura e transparência exigida por lei, sob pena de uma chuva de mandado de segurança que certamente anulará todo o certame!

    Assim, a douta Comissão torna ilegal o procedimento e incentiva a provocação do Judiciário, já que a observância de princípios bááásicos, pelo que foi narrado aqui, passou bem ao largo disso tudo.

    Nota 0.

    ResponderExcluir
  6. Resumindo:
    Vão chamar os advogados e chover recursos contra eles. Mas só vai fazer isso quem não ganhar.
    Hehehehehe

    ResponderExcluir
  7. É uma pena ver que as pessoas não tem conhecimento nenhum sobre licitação, excluíndo a Erica, parabéns viu. Vou entrar em contato com vc. Quanto as outras respostas percebe-se que deve ser de estagiários, e do pior grau, pois não conhecem nada sobre leis, me desculpem, mas vão ler um pouco.
    É só ir na internet e fazer download do arquivo, e verão que o Edital do nosso governo é uma vergonha, quanto a agência ter sede no Pará, isso fere vários direitos. Quanto as agências não poderem ver os envelopes, bem se a coisa é pública, bem, todos deveriam poder ver tudo.
    O mais engraçado foi ver as agências de fora quase gritando que era marmelada, me deu vontade de apoiar, mas já que nossos representantes preferem nos apoiar, fico ao lado deles.
    Mas que eles estão completamente errados em suas atitudes, isto eles estão.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Erica Adriana é uma dupla? Bom, como seja. Vou ter que brigar com duas. Vocês estão erradas Erica e Adriana. A Comissão é dotada de plenos poderes, empossada pela administração pública e afiançada pelas próprias agências QUE ASSINARAM, TODAS, A ATA DA ABERTURA DO PROCEDIMENTO DE ANÁLISE DA PROPOSTA TÉCNICA. Não houve nenhum questionamento ou sequer insinuação para tal, estando a assinatura de todas na ata que DÁ LEGALIDADE ao procedimento. Ou seja, não cabe recurso sobre fato superveniente, que inexiste. Quanto a recursos a posteriori, esqueçam. Vai tudo pra gaveta. Eu estava na licitação de agora e na licitação anterior. Uma agência tradicional foi eliminada da licitação da logomarca do Estado por erro grasso da Comissão Julgadora, que recusou-se a constatar a adimplência da empresa ou dar-lhe tempo de recurso administrativo. A representante da empresa argumentou como pôde, e ninguém lhe deu ouvidos. A empresa entrou na Justiça e teve seu pedido rejeitado em todas as instâncias. Ficou como estava: a logomarca da Mendes, que, aliás, é uma doidice. Então, não é tão simples assim como querer melar uma licitação. É preciso ter base. Mesmo na hipótese de haver algum erro (o que não houve), a assinatura unânime da Ata dá á Comissão as garantias legais de levar a licitação até o fim.

    ResponderExcluir
  9. Empresas que não tiverem instalações aqui, serão pontuadas negativamente. Está tudo sob controle. É simples. Mas o que vocês não podem deixar de levar em conta é que o que está em disputa é a posição de 2 a 8 nessa licitação. A posição 1 já está ocupada, aconteça o que acontecer: é da Double M. Mesmo que a proposta dela não seja lá essa coca-cola, acordo é acordo e ninguém vai deixar de cumprir.

    ResponderExcluir
  10. Paulo Raineq, assessor da governadora, chegou para colocar ordem na bagunça. Nada de recursos para atrasar o processo. A Comissão avaliará os trabalhos, dará notas técnicas, tabulará os dados e, em no máximo duas semanas, apresentará o resultados. O tempo para recursos administrativos será de 5 dias. A aceitação do Edital já impede, em cláusula expressa, a apresentação posterior de recursos na Justiça. Só uma coisa está certa: a Double M ficará em primeiro lugar, mesmo que não tenha conseguido, até agora, sequer entender o Briefing.

    ResponderExcluir
  11. Erica Adriana é só uma, mas que vale por duas! Vai encarar? rsrs ;)

    Meu bem, eu não estou aqui para dizer quem está certo ou errado, muito menos pra ser julgada como tal. Não sou do meio publicitário, não torço pra nenhuma agência e nem sou filiada a nenhum partido político. Apenas quis dar a minha contribuição para elevar o nível do debate.
    Mas não vale a pena quando as pessoas vêm armadas pra defender paixões. Aí a conversa fica chata, atécnica e cheia de erros crassos.
    Fica como se estivéssemos falando sobre religião e time de futebol. E a questão aqui é muito maior que isso. A forma de utilização de dinheiro público é um assunto sério e foi o que me motivou a escrever.

    Porém, como a coisa tá indo por um caminho que não me agrada e eu não tô aqui pra me estressar (aliás, estou às vésperas das minhas tão sonhadas férias), estamos fora: tanto a Erica, quanto a Adriana, rsrs

    Pra quem se interessar pela questão da legalidade - e pra quem diz que é preciso ter base - deixo a dica: Art. 43, § 2° da Lei 8.666/93.
    Outra boa dica também é o princípio constitucional do livre acesso ao Judiciário, previsto no art. 5º, XXXV da CF/88. Portanto, nenhum Edital tem o poder de impedir recursos ao Judiciário. Ainda tem outra coisinha chamada independência das esferas, enfim, quem quiser aprofundar, basta jogar no google!

    Ah, obrigada ao gentil anônimo. :)
    E boa sorte a todos os outros, gentis ou não - pra ver como eu não sou uma pessoa rancorosa, rsrs

    ResponderExcluir
  12. Sou o Anônimo das 13:07. Érica Adriana (eu realmente achei que poderia ser duas pessoas), desculpe se o tom fez aparentar uma desavença, uma "briga" no sentido do confronto. Não é isso. É uma divergência. Ou seja, uma dicotomia de pontos de vistas. Isso não faz com eu esteja certo e você errada ou vice versa. Você expôs a sua opinião e eu expus a minha. Vc e eu temos conhecimento de Direito administrativo, o que faz com que possamos dialogar no conhecimento de que não estamos lidando aqui com uma ciência exata, mas com uma ciência humana, passível de interpretações várias. Continuo a crer na correção do procedimento da CCS acerca do fato em pauta. Um abraço.

    ResponderExcluir
  13. aaaaahhhh pipocou...

    ResponderExcluir
  14. Amigos e amigas.

    Não se trata de pipocar uns ou outros, como fizeram esse bobo anônimo e a mulher com nome de duas mulheres. Nem vou entrar nessa polêmica porque ela é inútil. O que interessa é que essa questão de 8 (você ouviu "coito"?) agências é só uma cortina de fumaça para encobrir a predominância que a agência Double M, sem qualquer experiência no ramo, terá nesse governo. Veja bem: cada uma das agências terá 10% da conta, ficando os 20% restantes para ser administrado pela agência que ficar em primeiro lugar. Quem vai ficar em primeiro, então, terá 30% da conta, ou seja, a Double M terá 30% porque até os porta-canetas do palácio sabem quem ninguém pode mexer com isso. Mas como a Double M hoje usa como hospedeira a OMG, esta se prestará a continuar a hospedar a concorrente, o que dará para a Double M, 40% da conta, que é o que tinha o Orly Bezerra e sua Griffo. Então, o que teremos não é o fim da ditadura de uma agência, mas a ditadura de outra agência, usando inclusive um laranja (será que a cor da OMG é laranja por isso?) para encobrir seu faturamento. Então o debate aqui deveria ser outro. Mas essas agências do nosso mercado ficam se batendo por causa das migalhas, enquanto a parte do leão já foi entregue.

    Eduardo Chaves.

    ResponderExcluir
  15. Eu acho que o anônimo das 22:40 queria dizer: "ai, que merda!". Ou não. Esse negócio de concorrência que todo mundo já sabe qual será o resultado é o fim da picada.

    ResponderExcluir

Lembre-se que esse blog não é um ringue de boxe ou um octágono para que rolem as porradas.