17 janeiro 2006

Fraudes na Web brasileira crescem 579% em 2005


As fraudes financeiras na Internet cresceram 579% em 2005, na comparação com o ano anterior, segundo levantamento do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (Cert.br).
De acordo com o Cert.br, que é mantido pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, o número de fraudes financeiras em 2004 não passada de 5% dos episódios registrados, cifra que saltou para 40% dos incidentes reportados ao Centro de Estudos. "É importante ressaltar que nem todas as notificações de fraudes, como as de phishing scam, se referem a incidentes que realmente ocorreram. Muitas vezes são reportadas apenas tentativas", diz Klaus Steding-Jessen, analista do CERT.br. O aumento de 579% em relação ao ano anterior coloca as fraudes em primeiro lugar entre os tipos de ataques mais freqüentes em 2005, deixando varreduras na segunda posição entre os incidentes reportados, com 33% do total, e worms em terceiro, com 25%. O CERT.br mantêm estatísticas atualizadas de incidentes que são reportados voluntariamente no Brasil, desde 1999. Você pode conferir aqui as estatísticas de problemas de segurança desde 1999.
O crescimento da Internet também é destaque em outros levantamentos, como o realizado pelo Ibope/Netratings, segundo o qual o Brasil fechou o ano passado com 12,2 milhões de internautas ativos. Veja aqui a íntegra da notícia.

Fonte: Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lembre-se que esse blog não é um ringue de boxe ou um octágono para que rolem as porradas.