14 janeiro 2006

Empresas estudam alternativas para concorrer com o iPod

O aparelho da Apple domina 75% do mercado e a concorrência estuda formas de entrar na briga.


Apesar de a feira de eletrônicos de Las Vegas ser a maior vitrine do setor, a Apple Computer nunca foi uma expositora (Steve Jobs, o CEO, prefere brilhar na MacWorld). Mas isso não quer dizer que a empresa tenha sido esquecida durante o evento, que aconteceu na semana passada. Ao contrário: entre um estande e outro, não se falava em outra coisa a não ser como competir com o fenômeno iPod.
Esse pequeno aparelho de MP3 da Apple representa hoje mais de 75% do mercado de música digital portátil, diz a reportagem publicada pelo Financial Times. Bem atrás vêm outras fabricantes como a Creative, com o Zen, e a iRiver America. "Nenhum de nós tem mais do que alguns pontos percentuais de market share", disse Jonathan Sasse, CEO da iRiver, ao jornal britânico.
A concorrência admite que a Apple vem fazendo um excelente trabalho ao integrar seus equipamentos de hardware ao software de música iTunes. O desafio, segundo eles, é oferecer serviços ainda melhores. Uma das saídas é explorar o fato da Apple utilizar tecnologia proprietária considerado o calcanhar de Aquiles da empresa de Steve Jobs.
A longo prazo, os consumidores podem não querer mais ficar presos à tecnologia da Apple, diz um executivo da Microsoft, que vem investindo pesado no Windows Media Player. Tocadores de música como o Gibabeat, da Toshiba, podem ajudar a roubar o mercado do iPod. Outra que promete entrar na briga é a Sony, que está desenvolvendo um software bem parecido com o iTunes.

Fonte: Exame On Line.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lembre-se que esse blog não é um ringue de boxe ou um octágono para que rolem as porradas.