03 agosto 2005

TV paga deve concorrer com telefonia fixa

 
Oferta de voz sobre IP por parte das operadoras de TV por assinatura pode quebrar o monopólio das teles no segmento residencial
 
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) espera que as operadoras de TV por assinatura cumpram o papel de fazer concorrência às empresas de telefonia fixa na oferta do serviço de voz para o consumidor residencial. "O momento da indústria de TV paga é promissor pela possibilidade de as operadoras oferecerem novos serviços, como acesso à internet em banda larga - ainda dominado pelas teles - e voz sobre IP. Isso dará impulso e perfil novos à competição que as teles não tiveram até agora das empresas espelho no serviço de voz", disse o presidente da Anatel, Elifas Gurgel do Amaral. A afirmação foi feita esta manhã, durante a abertura do congresso da Associação Brasileira de TV por Assinatura - ABTA 2005, que acontece desta terça-feira-feira, dia 2, a quinta-feira, 4, em São Paulo.
 
Para ilustrar a situação, o presidente da ABTA, Francisco Valim, comparou o momento atual a uma batalha da Guerra dos Cem Anos, na qual os franceses, apesar da ampla superioridade numérica, foram batidos pelo eficiente exército inglês. "Estamos preparados para a concorrência com tecnologia, equipes treinadas e estrutura de capital adequada, mas é uma batalha desigual, pois temos diversos problemas a ser ajustados", argumentou Valim.
 
A competição futura entre telefônicas e operadoras de TV por assinatura é um dos temas de destaque do congresso, ao lado da questão do marco regulatório para o setor de comunicação. Sobre esse assunto, o presidente executivo da ABTA, Alexandre Annemberg, lembrou que sem uma nova legislação alguns pilares da Lei Geral de Telecomunicações (LGT), como a competição, correm o risco de desmoronar. Para ele, a origem do problema é a legislação conflitante, questão que precisa ser resolvida por uma regulamentação ampla, que defina o papel de todos os players do mercado.
 
Fonte: Meio e Mensagem On Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lembre-se que esse blog não é um ringue de boxe ou um octágono para que rolem as porradas.