13 julho 2005

Vivo lança serviço multimídia de terceira geração

 
Apesar de ainda não ter sido licitada pelo governo, a nova geração foi lançada comercialmente pela operadora em cidades como Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro

A terceira geração (3G) dos celulares acaba de chegar ao consumidor brasileiro. Apesar de ainda não ter sido licitada pelo governo, a nova geração foi lançada comercialmente hoje (7/7) pela Vivo, maior operadora de telefonia móvel do Brasil, e já pode ser adquirida em cidades como Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro. Sob o nome Play 3G e com uma das maiores campanhas publicitárias, a Vivo lançou o novo telefone e uma série de serviços e conteúdos multimídia em parceria com a fabricante de aparelhos Samsung e com a Qualcomm, desenvolvedora da tecnologia CDMA EVDO.

Possibilitada pela tecnologia da Qualcomm cuja sigla pouco esclarece aos leigos: CDMA 2000 1xEVDO Rel.0 , uma gama de produtos de entretenimento e informação poderá ser comprada e usufruída diretamente no celular. O usuário poderá jogar games em 3D (três dimensões), fazer downloads de músicas em formato MP3, além de assistir a clipes, documentários, noticiários, trailers do cinema e seriados de TV adaptados ao aparelho celular. Além de poder gravar no Samsung Evolution o material disponibilizado pela operadora e seus parceiros de conteúdo, o usuário ainda poderá assistir em streaming (ao vivo, mas com um atraso de até cinco segundos) à programação da Rede Bandeirantes. (Veja abaixo lista de parceiros de conteúdo .) A velocidade máxima de transmissão de dados é de 2,4 Mb por segundo, 16 vezes mais que a rede da própria Vivo de downloads.

A capacidade de armazenagem do aparelho é de 40 Mb. Ou seja, apesar da ampla capacidade de captação de arquivos de música, vídeo e foto, o modelo Evolution não permite o arquivamento de amplo material apenas uma música em formato MP3 possui cerca de 4 Mb. O novo modelo da Samsung tampouco oferece a possibilidade de ampliação da memória. A vantagem é que o aparelho permite a transmissão dos arquivos para o computador através de uma conexão USB.

Para o vice-presidente executivo da Samsung, José Roberto Campos, esse aparelho não tem como finalidade se transformar em um HD (hard drive). Segundo ele, nem há demanda garantida para esse tipo de produto. "Mas conectando o telefone em um laptop, o usuário transforma o celular em um modem e ganha uma conexão de alta velocidade à internet", afirma Campos.

Licitação da Anatel

O fato de a Vivo já ter lançado comercialmente um serviço móvel de terceira geração não reduz a veemência dos executivos da empresa ao falar sobre a licitação de 3G pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), esperada para o segundo semestre. "O leilão é importante porque queremos atuar em Minas Gerais e no Nordeste", diz Roberto Lima, presidente executivo da Vivo. "O mercado não é mais o mesmo de 10 anos atrás. Agora, as operadoras precisam ter atuação nacional."

Quanto às críticas dos concorrentes sobre a inexistência de um mercado para serviços mais sofisticados de telefonia móvel como o streaming de um canal de TV aberto ou a compra de músicas direto no celular , o vice-presidente executivo de Marketing e Inovação, Luís Avelar, rebate afirmando: os números da Vivo mostram que há demanda. Avelar diz que 2 milhões dos 28 milhões de clientes da operadora acessam internet pelo celular por mês, e 10 mil empresas têm os cartões de acesso rápido à internet.

A expectativa é de que, até o final deste ano, 300 mil clientes tenham comprado o novo aparelho. Desse total, a previsão é de que pelo menos 30% se tornem usuários dos serviços multimídia. Para estimular as vendas, a operadora decidiu dar um desconto de 1 000 reais na compra do aparelho. Clientes com plano pós-pago de, no mínimo, 199,90 reais mensais, pagarão 999 reais em até dez vezes sem juros pelo Samsung Evolution. O preço normal é 1 999 reais e volta a valer depois de 14 de agosto.

Além disso, até novembro, a assinatura mensal do serviço de transmissão de 24,90 a 49,90 reais e a tarifa mensal do fornecimento de conteúdo de 1 a 15 reais não serão cobradas. Encerrado o período de quatro meses promocionais, o usuário que não quiser contratar um plano mensal poderá pagar os downloads de forma avulsa. O custo do tráfego de cada Kb será quatro centavos de real. Esse período promocional de isenção das assinaturas permitirá à Vivo estudar os hábitos dos usuários e especificar tarifas diferenciadas para downloads distintos. A forma de cobrança dos diferentes aplicativos vídeos, MP3, games, streaming poderá ser diferenciada. Apesar de já terem sido iniciadas as vendas do aparelho e de divulgação do conteúdo, alguns dos serviços dos parceiros ainda não estão disponíveis.

Parceiros de conteúdo da Vivo
TV Globo* gols do campeonato brasileiro, notícias, novelas, reality shows
TV Bandeirantes programação ao vivo
Band News e Band Sports notícias e reportagens de esporte
Fox seriados formatados para o celular
Nickelodeon desenhos animados, como o Bob Esponja
Discovery Discovery vídeos e documentários
CBF Confederação Brasileira de Futebol vídeos da seleção, treinos, jogos
Pão de Açúcar * dicas gourmets e preços, vinhos, queijos
Trama músicas MP3 e videoclipes de artistas como Otto, Fernanda Porto, Patrícia Marx
Warner Bros trailers de filmes
UIP trailers de filmes
Mobile Fun videocassetadas
Jamdat games em 3D
* Serviços não disponíveis

Fonte: Exame On Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lembre-se que esse blog não é um ringue de boxe ou um octágono para que rolem as porradas.