21 julho 2005

Kodak anuncia corte de mais 10 000 vagas após novos prejuízos

 
Pressionada por perdas no segundo trimestre, companhia eleva para 25 000 a previsão de demissões do plano de reestruturação
 
A Eastman Kodak sofreu um prejuízo líquido de 146 milhões de dólares no segundo trimestre, indicando um aprofundamento da crise que enfrenta. No mesmo período do ano passado, por exemplo, as perdas somaram 136 milhões de dólares. Pressionada pelo mau resultado, a companhia anunciou, nesta quarta-feira (20/7), que cortará mais 10 000 funcionários, além dos 15 000 já anunciados em janeiro do ano passado, elevando o total de demissões a 25 000.

No último trimestre, as vendas totais da Kodak alcançaram 3,69 bilhões de dólares, um incremento de 6,4% sobre igual período de 2004. O mercado de imagens digitais já representa praticamente metade do faturamento da empresa. As vendas de câmeras digitais e outros artigos para esse segmento saltaram 43% sobre o segundo trimestre de 2004, para 1,84 bilhão de dólares. Já a receita com produtos tradicionais, como filmes fotográficos, caiu 15%, também para 1,84 bilhão.

Desde janeiro de 2004, a empresa vem se reposicionando no mercado, para reforçar sua atuação no segmento digital e reduzir suas operações nas áreas tradicionais. Nos 18 meses encerrados em junho, a companhia já demitiu 13 475 empregados, dentro do processo de reestruturação. Os cortes, porém, parecem não ter surtido efeito.

"Nosso desapontamento com os resultados do primeiro semestre deixou claro que precisamos de algumas mudanças, e devemos fazê-las agora", afirmou o presidente da Kodak, Antonio Perez, ao americano The Wall Street Journal . "As vendas para nossos consumidores tradicionais estão caindo mais rápido do que esperávamos", diz.

Segundo a Kodak, as novas demissões aumentarão a economia anual estimada com a reestruturação para 1,6 bilhão a 1,8 bilhão de dólares. A previsão anterior era de 800 milhões a 1 bilhão por ano. A companhia espera que, neste ano, o faturamento no mercado digital cresça cerca de 36%, enquanto os lucros gerados por esse segmento atinjam de 275 milhões a 325 milhões de dólares.
 
Fonte: Exame On Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lembre-se que esse blog não é um ringue de boxe ou um octágono para que rolem as porradas.