17 maio 2005

Sociedade brasileira está entre as mais machistas do mundo


Pesquisa divulgada pelo Fórum Econômico Mundial sobre igualdade entre os sexos traz o Brasil na 51ª posição

O Brasil terá que se esforçar, e muito, se quiser diminuir a distância que separa homens e mulheres na sociedade. De acordo com uma pesquisa do Fórum Econômico Mundial, que avaliou o grau de participação da mulher em 58 países, o Brasil aparece em 51º lugar. Perde, inclusive, para países muçulmanos, geralmente mais conservadores, como Bangladesh e Jordânia. A sociedade nórdica é a que lidera o ranking, como a que faz menos diferença entre homens e mulheres.

A pesquisa analisou a atividade feminina em cinco áreas: participação econômica; oportunidade de mercado; participação política; acesso à educação, e saúde e bem-estar. As informações foram coletadas tanto em organizações internacionais, como também em órgãos oficiais de cada um dos países. A partir daí, cada um recebeu uma nota – que varia de 1 a 7, sendo 7 a melhor performance.

O Brasil obteve notas extremamente baixas em todos os cinco quesitos. A pior avaliação foi em participação política, seguida por saúde e bem-estar. O país saiu-se melhor em oportunidades de mercado, o que lhe garantiu uma média final de 3,29. O melhor desempenho foi o da Suécia, que recebeu 5,53.

Segundo o relatório, impressiona o fato de que, mesmo depois de três décadas do início do movimento de emancipação da mulher, nenhum país, até hoje, atingiu a igualdade absoluta. Para os pesquisadores do Fórum, não se trata de um jogo entre os sexos, e sim de "um estágio do desenvolvimento humano e social em que direitos, responsabilidades e oportunidades individuais não são determinados por fatores como o sexo".
 
Fonte: Portal EXAME

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lembre-se que esse blog não é um ringue de boxe ou um octágono para que rolem as porradas.