06 maio 2005

Conselho debate propaganda de bebida alcóolica

 

André Silveira

[03/05 - 19:46] Durante a reunião do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional, representantes da indústria e do Conar tiveram oportunidade de colocar seus pontos de vista em relação ao tema

A publicidade de bebidas alcóolicas foi o centro dos debates na reunião do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional, realizada nessa terça-feira (3). O presidente do sindicato nacional da indústria da cerveja Milton Seligman informou que a aplicação de recursos em publicidade não alteram a quantidade consumida, mas significam posicionamento na disputa do mercado, que é estável. "As empresas anunciam para conquistar novos clientes e também para mantê-los", comenta. Seligman também ressaltou que as empresas do setor têm tratado o tema de ingestão de bebidas com muito cuidado. Prova disso, diz ele, é que em todas as campanhas o tema "beber e dirigir" tem sido enfatizado. Outra preocupação relatada pelo sindicalista é o consumo precoce.

 

O diretor-executivo do Conselho Nacional de Auto-regulamentação publicitária (Conar) Edney Narchi também participou da reunião e comentou que já há legislação suficiente para controlar a publicidade de bebidas. Ele destacou que em 2003, o conselho modernizou as normas relativas ao tema, mantendo as restrições legais. "Está claro que crianças e adolescentes não devem figurar nos anúncios. Aliás, as pessoas que aparecem devem aparentar ter mais de 25 anos", ressalta. Na opinião do diretor, a auto-regulamentação é eficaz. "Desde quando houve a modernização das normas em 2003, percebemos que houve um a redução na produção de projetos de lei. Acredito que os parlamentares perceberam o resultado da auto-regulamentação ".

Fonte: Meio & Mensagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lembre-se que esse blog não é um ringue de boxe ou um octágono para que rolem as porradas.