20 maio 2005

Episódio III de Star Wars já sofre com a pirataria online


Filme que encerra a primeira parte da saga dirigida por George Lucas já estava disponível na internet, antes mesmo de sua estréia nos cinemas

EXAME Antes mesmo de estrear nas salas americanas, nesta quarta-feira (18/5), o Episódio III de Star Wars A Vingança dos Sith já era vítima do lado negro da internet: a pirataria. Fotogramas do filme, com marcações de tempo, circulavam pela rede, o que sugere que alguém ligado aos estúdios de George Lucas tenha fornecido o material aos piratas.

Na manhã desta quinta-feira (19/5), o episódio sofreu um novo ataque. Pelos menos duas cópias piratas já estavam disponíveis no site BitTorrent, especializado em compartilhamento de arquivos e que adota uma tecnologia que aumenta a velocidade de download de conteúdos pesados, como filmes. Segundo o blog Waxy.org, cerca de 16 000 pessoas teriam baixado o filme a partir do BitTorrent.

A pirataria online é, hoje, uma das grandes preocupações dos executivos de Hollywood. A associação que representa os estúdios de cinema dos Estados Unidos tem procurado combater essas práticas, processando os sites que oferecem o download desse tipo de conteúdo. Com isso, a indústria cinematográfica tenta evitar o destino enfrentado pelas gravadoras, cujos prejuízos atingem milhões de dólares por ano, devido à veiculação ilegal de músicas pela rede.
 
Fonte: Portal EXAME

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lembre-se que esse blog não é um ringue de boxe ou um octágono para que rolem as porradas.