06 maio 2005

6º Ebap: força da parceria na indústria da comunicação

Regina Augusto, de Brasília

[03/05 - 18:01]
Tema foi destacado em palestra de Roberto Civita, que abriu o 6º Ebap

 
No painel de abertura do 6º Encontro Brasileiro de Agências de Publicidade (Ebap), Roberto Civita, presidente do Grupo Abril, destacou o nível de excelência dos agentes que compõem a indústria da comunicação. Para ele, somente a união do setor em torno de interesses convergentes propiciou o patamar atual do segmento. "Diante das transformações pelas quais a comunicação vem passando, essa união deve ser ainda mais intensa para que a qualidade do que fazemos seja mantida e se sofistique cada vez mais".
 
Durante o debate que se seguiu à palestra, Civita salientou também a importância e a necessidade de se diferenciar conteúdo editorial e publicidade. "Os leitores e telespectadores precisam confiar nos veículos". Nelson Sirotsky, presidente da RBS e da ANJ, lembrou, durante o debate, que hoje, 3 de maio, é o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa e destacou que um dos sustentáculos da indústria publicitária está na democracia e na liberdade. "Me preocupa muito a tramitação de mais de 200 projetos restritivos à liberdade de expressão na Câmara. A indústria precisa fazer um grande  mutirão para tentar derrubar esse mivimento e fazer com que a auto-regulamentação realmente ganhe mais força".
 
Outro debatedor, Octávio Florisbal, diretor geral da TV Globo, focou sua explanação em torno da relação comercial que rege o mercado publicitário. De acordo com ele, ao mesmo tempo em que o nosso mercado está num estágio avançado em termo dos serviços prestados, o volume de negócios movimentado é pequeno se comparado a países desenvolvidos. Florisbal foi enfático ao defender o Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp) como forma de perenizar o modelo atual até que o mercado alcance um tamanho tal que permita ser regido pelas leis de mercado.
 
Carlos Augusto Montenegro, presidente do grupo Ibope, como representante dos fornecedores na cadeia econômica da indústria publicitária salientou que o objetivo do setor é garantir que os objetivos de seus clientes sejam alcançados. "Estamos aqui para ajudar os clientes a tomarem as melhores decisões. Oferecer inteligência de negócios".
 
Por último, o debate foi encerrado pela colocação de Álvaro Teixeira da Costa, presidente dos Diários Associados, que salientou a necessidade de veículos e agências serem cada vez mais parceiros. De acordo com ele, deve haver um limite ético na negociação ente veículos e agências, a consciência coletiva de que estão todos no mesmo barco".
Fonte: Meio & Mensagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lembre-se que esse blog não é um ringue de boxe ou um octágono para que rolem as porradas.