07 maio 2005

Juiz determina apreensão de livro sobre a W/Brasil

Livro - Na Toca dos Leões

[05/05 - 10:11] Decisão do juiz da 7.ª Vara Cível de Goiânia, Jeová Sardinha, acata o pedido do deputado Ronaldo Caiado (PFL-GO), que diz ter sido caluniado
A Justiça de Goiás determinou nesta quarta-feira, dia 4, que todos os exemplares do livro "Na Toca dos Leões", de Fernando Morais, sejam retirados do mercado. A recém-lançada publicação trata da história da agência W/Brasil. A determinação foi feita após pedido do deputado Ronaldo Caiado (PFL-GO), que alega ter sido caluniado no livro. Segundo o jornal O Estado de S.Paulo, o juiz da 7.ª Vara Cível de Goiânia, Jeová Sardinha, proibiu o autor, a editora e o publicitário Gabriel Zeillmeister de se pronunciarem sobre episódio citado no livro envolvendo Caiado, sob pena de pagar multa de R$ 5 mil por cada declaração publicada na imprensa.

Ainda em 1989, Ronaldo Caiado, candidato à Presidência da República e então presidente da União Democrática Ruralista, teria procurado a W/Brasil para fazer sua campanha. Sobre o encontro, Zeillmeister conta que o candidato, médico, defendeu a esterilização das mulheres por meio de um remédio adicionado à água. Seria a solução para o maior problema do País, "a superpopulação dos estratos sociais inferiores, os nordestinos". Zeillmeister teria chamado Caiado de louco. O deputado sustenta que não foi ouvido no livro e nega ter proferido a frase. Ainda segundo o Estadão, circularia entre publicitários e jornalistas abaixo-assinado em defesa da liberdade de expressão.

Fonte: Meio & Mensagem On Line

Um comentário:

  1. No país que vivemos só pode-se dizer "tadinho" desse deputado. Quando alguém resolve contar os bastidores dessas canalhiçes todos sentem-se ofendidos. Em todo o caso, fico imaginando porquê não fizeram o mesmo com o Casos & Coisas, livro do Duda Mendonça, no qual este cita várias histórias das campanhas por ele comandadas (não histórias tão pesados, mais são reveladoras). Enfim, quem cala consente.

    ResponderExcluir

Lembre-se que esse blog não é um ringue de boxe ou um octágono para que rolem as porradas.