18 junho 2009

Um Nome Pra Chamar de Nosso. Aceitamos Sugestões.

EverythingChanges

Um dos trabalhos mais freqüentes de agências de propaganda é criar nomes. Nomes para produtos, serviços, campanhas, lojas, personagens, etc

Só que agora estamos precisando definir um nome para um cliente muito importante: o nosso negócio. A tarefa é urgente e complexa para as chamadas agências de propaganda. Achar um nome que defina melhor a nossa atividade e ajude o anunciante, o nosso cliente, a perceber mais o valor do nosso trabalho e o que realmente fazemos.

O nome agência vem da pré-história do nosso ramo. Está ligado ao agenciamento de espaços em jornais, uma espécie de corretor que agenciava anúncios e pedia para algum poeta, escritor, jornalista ou o próprio agente fazia os textos e os desenhos. O importante era vender o espaço, a mensagem era assunto secundário.

Era um agenciador no sentido exato da palavra. Um intermediário, que apenas fazia um trabalho comercial entre o anunciante e o veículo de comunicação. Quando olhamos no dicionário o significado de agência, ai que sentimos a desconexão enorme entre o nome e o que as empresas profissionais desta atividade fazem hoje.

A comunicação ocupa agora papel econômico e social dominante. O nosso trabalho tem uma abrangência muito maior, somos gestores de imagem, fazemos gestão da marca de nossos clientes. Este trabalho envolve administrar da melhor forma a verba do anunciante, entender seu público alvo, conhecer seus concorrentes, conhecer os meios de comunicação, entender as linguagens, detectar os melhores fornecedores para TV, rádio, fotógrafos, ilustradores, músicos, pesquisas, estudos de mercado.

Somos empresas formuladoras de estratégias, parceiras até na definição de produtos, de preços, de distribuição, zeladoras da percepção que as pessoas têm do nosso cliente e fazemos inclusive a parte mais visível e glamourosa, que são as peças de televisão, de rádio, internet, jornais, revistas e mídia exterior.

Nossa atividade envolve muitos profissionais, muitas especializações, experiências, conhecimentos, informação, talentos, habilidades criativas, matemáticas, sociais, psicológicas, estatísticas, humanas e até comerciais como os bons e velhos agenciadores.

Portanto, ser chamado de agência de propaganda não exprime nem de longe o que realmente somos. Precisamos de um nome mais exato, mais conceituador dos nossos muitos serviços. Precisamos de um nome. Aceitamos sugestões, principalmente dos anunciantes que, sendo os maiores beneficiários do nosso trabalho, podem com segurança bolar uma idéia perfeita. Para ajudar a criar este nome basta trabalhar no dia a dia com um empresa de comunicação social e certamente vai surgir naturalmente um nome que defina todos os serviços que prestamos.

Glauco Lima

2 comentários:

  1. Ja tive a oportunidade de conversar com o Glauco sobre isso. E realmente concordo por um lado. Acho que realmente somos mais que propaganda, fazemos ações, sites, auxiliamos no dia a dia do cliente e no final somos "apenas" agência de propaganda.
    Definir um nome que substitua o atual generalizado é até importante para a valorização do profissional e das empresas junto aos clientes e ao mercado em geral.
    Mas e se fossemos agência de comunicação? Resolvia? E que tal agência de marketing? Mesmo sabendo que essas duas opções se aproximam mais da realidade, acho que a paixão, o glamour ainda está na propaganda, na agência de propaganda.

    ResponderExcluir
  2. A colocação do Glauco é bastante pertinente e já vemos isto já há algum tempo no mercado. As agências mais recentes já nao utilizam em seus nomes a palavra publicidade ou agencia e sim comunicação. Penso também que não cabe mais agência como bem colocado por Glauco e por isso mesmo discordo de voce, Abilio. Penso que somos empresas de comunicação e não agências disto ou daquilo. Aproveitando, salame, corrige o nome da Gamma que é Gamma Comunicação e não Gamma Propaganda.. heheehe..

    ResponderExcluir

Lembre-se que esse blog não é um ringue de boxe ou um octágono para que rolem as porradas.