02 dezembro 2005

Microsoft irá competir com o Google no mercado de listas online



A Microsoft abriu mais uma frente de batalha com o Google, atualmente um de seus maiores rivais. A empresa prepara-se para competir no mercado de listas online, por meio das quais os internautas fornecem voluntariamente informações sobre seus hábitos de consumo, preferências, e faixas de preços dentro das quais desejam adquirir determinado produto, entre outros. Tais informações podem ficar disponíveis para toda a internet, ou serem restritas a um grupo selecionado.
O projeto da Microsoft foi batizado provisoriamente de Fremont, em alusão a um bairro de Seattle que conta com uma animada feira dominical. Desenvolvido pelo MSN a unidade de serviços da companhia o projeto deve estar disponível para testes nas próximas semanas, afirma o jornal britânico Financial Times.
O modelo é semelhante ao Google Base, lançado há duas semanas na versão beta. Nessa ferramenta, o internauta preenche determinados campos com objetivos específicos, como o valor de uma residência que gostaria de comprar, em um formulário desenhado especialmente para transações imobiliárias. O Google ainda não esclareceu até onde irá com esse banco de dados, mas analistas acreditam que as informações servirão como uma poderosa base para a oferta futura de uma grande variedade de serviços.
O Fremont será integrado a outras ferramentas do MSN, como os serviços de mensagem instantânea, diz a Microsoft. A formação de grandes bancos de dado é vista pelos especialistas como um dos passos dessas empresas para explorar o mercado de publicidade online com mais eficiência. O Google, por exemplo, sugere que seu projeto poderá sustentar variadas formas de marketing digital e, eventualmente, tornar-se a plataforma para vários tipos de conteúdo.

Fonte: Exame On Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lembre-se que esse blog não é um ringue de boxe ou um octágono para que rolem as porradas.