10 fevereiro 2012

Memória Profana

clip_image002

Foto: Luiz Braga

 

clip_image002[6]

Foto: Octávio Cardoso

A Secretaria de Estado de Cultura – Secult, convoca estudantes, engenheiros, arquitetos, artistas, educadores, historiadores, jornalistas e o público em geral, para a abertura da exposição ‘Memória Profanada’, que acontece às 19hs desta sexta-feira, 10 de fevereiro, com fotos de Luiz Braga, Octavio Cardoso e Rosário Lima registradas em dois períodos que marcam a história do palacete Vitor Maria da Silva: antes e depois das ações criminosas que saquearam elementos artísticos integrados e depredaram o prédio localizado na Trav. Veiga Cabral com a Rua Presidente Pernambuco, no bairro da Campina, em processo de tombamento pela SECULT.

A exposição, aberta ao público na Estação das Docas, surge neste momento como uma forma de alerta para a sociedade civil ficar com os olhos bem abertos para a história da cidade e do estado, já que o patrimônio cultural edificado é um bem pertencente à sociedade.

A mostra também conta com a exibição de um vídeo de Walda Marques e Luis Laguna, com imagens feitas por um iPhone, e textos dos arquitetos Thais Toscano, Elna Trindade, Thais Sanjad e Paulo Chaves Fernandes.

A exposição, que tem apoio da Associação Fotoativa, fica aberta ao público até o dia 24 de fevereiro, no Armazém 2, andar térreo da Estação, em uma plataforma usualmente utilizada para serviço de restaurante.