No período de 03 a 08 de maio, o Centro Cultural SESC Boulevard prosseguirá as discussões a respeito de “O que é Cinema?”. O módulo que dará continuidade ao curso será “O cineasta perscrutando a realidade”, ministrado por Mateus Moura. As aulas acontecerão sempre a partir das 09 horas.
Mateus Moura ganhou destaque pela forte atuação no estado através do movimento cineclubista. Fundador e integrante da Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema (APJCC), Mateus esteve a frente de grandes cineclubes do Pará. Além da carreira cineclubista, Mateus adentrou a carreira de cineasta no ano passado, quando lançou seu primeiro trabalho intitulado “D. Juan”.
Para o módulo “O cineasta perscrutando a realidade”, Mateus discutirá sobre o cinema documentário, que será feito através da exposição de ideias, filmes e fatos que marcaram a história do Cinema. “A ideia do curso é fazer essa discussão teórica acerca desta questão trinária: o que é o cinema? O que é a realidade? O que é o documentário?", instiga Mateus Moura.
Sobre as unidades, o curso será divido em seis encontros que terá como princípio de debate o Primeiro Cinema, aquele feito de “atrações” e “ilusionismo” como fora feito por Georges Méliès. A prosseguir o curso, serão debatidas as contribuições que foram dadas por Robert Flaherty, Dziga Vertov, Robert Drew, Jean Rouch e Eduardo Coutinho e outros nomes relevantes para o Cinema Documentário.
Provocar o espectador para a prática cinematográfica, estimular a cinefilia e desenvolver o aspecto crítico do público estão entre as metas do módulo “O cineasta perscrutando a realidade”, que será ministrado pelo jovem cineasta Mateus Moura. O segundo módulo do curso “O que é Cinema?” acontecerá nos dias 03 a 08 de maio no período de 09 às 13 horas.