16 novembro 2008

Vanguarda Será Escola

IV

O casarão de 500 m2 construído em 1848 onde hoje funciona a Vanguarda Propaganda, na Benjamin entre Nazaré e Brás, dará lugar a partir de 2009 ao "Instituto Vanguarda - Escola Livre de Comunicação".

Cursos livres de redação, criação, edição de imagem, fotografia e design gráfico conviverão com um curso técnico regular de "Propaganda" e um curso de especialização em "Marketing Político", com módulos que serão ministrados pelos profissionais que vivem a propaganda todo dia. A escola terá a mesma composição societária da Vanguarda Propaganda, que pertence aos jornalistas Chico Cavalcante e Alcindo Cavalcante e a direção pedagógica do IV estará a cargo da professora Eliana Santos.

As agências Vanguarda Propaganda e V2\Vanguarda passarão a funcionar em um único e moderno prédio de três andares, cujo projeto é assinado por Camilo Delduque.

18 comentários:

  1. Tem data para início?!

    ResponderExcluir
  2. Em resposta ao anônimo acima: estamos trabalhando para que as atividades comecem no primeiro trimestre de 2009, mas não há data marcada porque a regularização depende de cumprir uma burocracia sobre a qual não temos governabilidade plena, já que a escola depende de autorização do MEC e não há mais delegacias regionais. É tudo resolvido em Brasília. Esperamos colocar em breve, muito breve, o Instituto Vanguarda em operação, começando por cursos livres e seminários. O mercado será avisado através de uma campanha publicitária que inclui outdoor, full banner na internet e e-mail marketing.

    Atenciosamente,
    Eliana Santos.

    ResponderExcluir
  3. Será que vão ensinar fazer logomarca?? Tô fora!!

    ResponderExcluir
  4. Claro que, sim. Além de ter 18 anos de mercado local e escritórios espalhados em diferentes regiões do país, Vanguarda tem logomarcas publicadas nas principais vitrines internacionais do setor: Print, Communication Arts, Creativity, British Design, New York Festival, Art Directors Annual, dentre outros. Está entre as melhores agências do Brasil na seleção The Hot Tops e Chico Cavalcante, o diretor de criação da Vanguarda, foi aluno de Allen Hurburt, autor do principal livro sobre design gráfico, com tradução para 36 países. Vc será bem-vindo e terá muito a aprender aqui. Inclusive a se portar com civilidade, educação e a respeitar o trabalho de quem ajudou e ajuda a edificar o mercado paraense. Comportamentos amolecados, como tentar denegrir o trabalho alheio escondendo-se no anonimato é típico de quem não teve educação, mas sempre é tempo de mudar. A sua oportunidade para isso está em construção.

    Eliana Santos, professora.

    ResponderExcluir
  5. hahahahahhahahahahahahahhhhhahahhah

    ResponderExcluir
  6. O riso do Anônimo das 02:18 é aquele riso nervoso de quem não tem onde esconder a vergonha. Pegar mijada on line é f... Dá-lhe professora!

    ResponderExcluir
  7. A Vanguarda aprendeu com a Mendes e agora que ensinar o que aprendeu com a Mendes. Prefiro outro modelo de comunicação. Respeito a idéia e acho fabulosa. Mas não sou muito fã do trabalho da Vanguarda.

    Gazolla.

    ResponderExcluir
  8. Égua a Mendes é uma agência soberba mesmo. graças a ela temos mais uma semente para difundir a publicidade.
    Avante agências.

    ResponderExcluir
  9. Gazolla, publicidade não é fã clube. É verdade que o fundador da Vanguarda aprendeu com a Mendes, como aprendeu com a Galvão, com a Griffo. As pessoas aprendem por onde passam. Objetivamente, a Vanguarda vive como empresa desde 1992 e uma empresa não sobrevive tanto tempo se não tiver méritos. Da mesma forma como é incorreto desenvolver o preconceito contra a Mendes, que vejo por todo lado, é incorreto desenvolver um preconceito contra a Vanguarda ou qualquer outra empresa de publicidade local. Como vc sabe, o tempo de vida médio de uma empresa no Brasil é dois anos. Os que conseguem nesse mercado fechado, difícil, sobreviver mais de uma década deveriam receber uma medalha de honra e bons serviços prestados. As agências não devem ser iguais. Ao contrário. As diferenças entre elas refletem não apenas diferenças de ponto de vista dos profissionais que as animam, mas, sobretudo, diferentes necessidades dos clientes que essas agências atendem. Todo carro deve levar pessoas de um ponto a outro, mas há carros diferentes porque há pessoas, padrões econômicos e exigências diferentes em relação a esses veículos. O mesmo vale para as agências. A Vanguarda não é melhor, mas é uma das melhores no trabalho que faz. E sobrevive a 18 anos porque é remunerada por seus clientes. Se o que faz fosse ruim, não service aos interesses dos anunciantes que a contratam, ela teria perecido como muitas pereceram. Toda a discussão que empreendi aqui tem a ver com um único item: respeito. A crítica será sempre bem-vinda, desde que seja embasada, qualificada, edificante. A crítica desqualificada será rebatida, sim. E não faço isso porque sou funcionário da Vanguarda, aliás, o mais antigo da agência. Faço porque acredito na importância do trabalho que fazemos e exijo, como profissional, ser respeitado. A Vanguarda, como a Mendes, é um patrimônio da propaganda paraense.

    Márcio Beltrão, designer

    ResponderExcluir
  10. Me poupe. Como você, Márcio, consegue comparar a Vanguarda com a Mendes? Isso sim é uma falta de respeito.

    Fernando

    ResponderExcluir
  11. que coisa esse mercado paraense! incrivel e ridiculo esse negócio de ficar aqui discutindo o trabalho da Mendes ou da Vanguarda. As duas tem muita historia para contar, como muitas outras por aqui. Porém, gosto é gosto. Imagina aqui querer comparar trabalhos. Uma pena esse comentario ridiculo, desse no minimo: anti-profissional.
    Viva a democracia!

    Anônima. publicitaria.

    ResponderExcluir
  12. Meninas parem brigar, poxa.

    ResponderExcluir
  13. Show de bola a iniciativa! Um bom exemplo pra essas agências que vivem de premiação R$!

    ResponderExcluir
  14. E com relação a currículos? o quadro de professores está formado ou ainda estão recebendo? qual é o contato?

    abraços

    ResponderExcluir
  15. Belíssima iniciativa da Vanguarda. Pelo que percebi precisamos mesmo, urgentemente, de escolas por aqui, dentro desta área. Louvável. Sucesso.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Olá Eliana!
    Vcs tem é que informar os funcinários de vcs sobre esse projeto. Já se vai um mês que esta noticia foi postada aqui e até hoje ninguém da Vanguarda ou da V2comunicação sabe dar NENHUMA informação!!!
    COMPLICADOOO!!!

    ResponderExcluir

Lembre-se que esse blog não é um ringue de boxe ou um octágono para que rolem as porradas.