15 outubro 2008

Cópia Descarada

A ilustração original publicada em 2007.
A ilustração publicada em 2008.

Como noticiado no blog Oportunidades Belém, a publicitária Renata Segtowick teve uma ilustração de sua autoria copiada e publicada em um anúncio do Círio neste último final de semana. Acima você pode ver a ilustração original, publicada em uma revista corporativa, e a cópia.

Renata já marcou reunião com seu advogado e afirma que entrará com um processo contra a agência responsável pela cópia.

Se "inspirar", como dizem, já é feio. Copiar descaradamente já é demais!

6 comentários:

  1. Parece que o círio não fez bem para o DC da C8. Essa nem foi a única pessa "chupada" por eles nesse período! (post oportunidade Belém)

    "Santa" criatividade!!!

    P.S. Perdão Santinha.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. É um absurdo!!!!! Povinho sem imaginação.....

    ResponderExcluir
  4. Caso para o SINAPRO. Onde está o SINAPRO?????

    ResponderExcluir
  5. É bobagem. Não há nenhuma base jurídica para que um profissional de agência processe uma agência qualquer por plágio de seu trabalho quando ele foi assinado não pelo profissional, mas por sua empresa contratante. A não ser que seu trabalho tenha sido comprado como "obra de arte' (o que certamente não ocorreu), se ela foi feita como ilustração publicitária para um anúncio, apenas a AGÊNCIA QUE A CONTRATOU pode reclamar direito pela imagem. Um profissional contratado por uma agência não é dono de seu trabalho. Ele pertence à agência que o contratou. Se não fosse assim, você faria, na agência, uma logomarca para o banco da Amazônia e depois, ao sair, poderia reclamar direito sobre a marca, o que, evidentemente, não cabe. O contrato de trabalho de um profissional de agência em si funciona como transferência de direito de autor. Se vc quer ter autoria, mantenha-se como autônomo.

    ResponderExcluir
  6. Esperar criatividade da C8 é, de fato, esperar por um milagre... Só mesmo em Belém uma "agência" pode atuar ao mesmo tempo como produtora de vídeo e isso não provoca a revolta do mercado. A aceitação dessa agência como afiliada ao sindicato das agência é uma prova de que esse sindicato não ser para nada, a não ser para que o presidente se prevaleça do cargo para falar em nome da categoria. Lamentável.

    ResponderExcluir

Lembre-se que esse blog não é um ringue de boxe ou um octágono para que rolem as porradas.