08 junho 2007

Mentira Não É Marketing


Outro dia li uma notícia que deveria deixar todas as empresas e instituições que se relacionam com o mercado e o público, bastante apreensivas. O texto começa dizendo que, pareciam se confirmar as desconfianças de que o rumoroso romance entre a filha da cantora Gretchen e a bela moça com quem ela posou em fotos eróticas, “era só marketing”. O suposto romance pode ser mentira, armação, deslealdade, oportunismo, falcatrua, estelionato, pode até ser real, pode ser tudo, menos marketing.
Cada vez mais a gente vê e lê notícias que já tratam marketing como sinônimo de mentira, jogo de cena, armação ou qualquer outra atitude desonesta. Se um jogador de futebol dá um tapa na namorada, dizem logo que faz parte do marketing dele. Isso não é marketing, é violência, crime, mesmo que seja feito só para ganhar espaço no noticiário.
É importante separar bem o que é a busca tresloucada ou mesmo desonesta em busca de visibilidade e uma atividade séria, profissional e importante socialmente como o marketing. É evidente que não se pode afastar a possibilidade de existirem organizações trabalhando sobre técnicas sérias de marketing para alcançar objetivos nada corretos e justos. Mas isso também precisa ser desmascarado e denunciado com atividade nociva.
Mas quem é que faz o verdadeiro marketing?? O que é fazer marketing de verdade e como isso beneficiar as pessoas?? O marketing não é feito por gênios ou iluminados. O marketing está na vida, muitas das vezes sem este nome anglicano pomposo e sem todo esse glamour.
Uma equipe de pesquisadores que passa horas em um laboratório desenvolvendo produtos com mais qualidade e preços mais acessíveis está fazendo marketing. Uma empresa que expande sua rede de lojas para chegar cada vez mais perto de quem compra está fazendo marketing. Os sites de comércio eletrônico que facilitam a vida de cada vez mais pessoas são marketing. Um governo que cria uma central onde o cidadão pode ter vários serviços públicos reunidos está fazendo marketing. Uma mercearia que racionaliza seus custos para diminuir seu preço ao consumidor está fazendo marketing da melhor qualidade.
Marketing bem feito é uma atividade para se orgulhar. Não é um trabalho escuso, uma embromação, enrolação, um jogo de cena para iludir desavisado. A própria expressão “marqueteiro”, tão usada ultimamente, tem um tom pejorativo e remete a cascateiro, mandigueiro e promesseiro. Marketing é arte de conquistar e, principalmente, manter clientes. E para manter a simpatia, o carinho e a fidelidade de alguém, a mentira pode até iludir por alguns momentos. Mas tem pernas curtas, como bem diz a sabedoria popular.


Glauco Lima, redator e sócio da DC3/Unicom.

2 comentários:

  1. Eventualmente abordo esse tema na minha coluna na tentativa de contribuir com um pouco mais de esclarecimento para as pessoas. Uma hora a gente consegue!

    ResponderExcluir
  2. Amigo Glauco.
    Uma outra coisa que também incomoda bastante é, em qualquer evento, quando um equipamento falha ou o falante erra, este um diz imediatamente que é "ao vivo a a cores".
    Porra, ser ao vivo a a cores é sinônimo de erro, de cagada, de incompetência técnica agora?

    Abs

    AJR

    ResponderExcluir

Lembre-se que esse blog não é um ringue de boxe ou um octágono para que rolem as porradas.