08 setembro 2011

A Mistura do Profano Com O Sagrado

Çairé

O Serviço Social do Comércio (SESC) Pará firmou parceria com a prefeitura de Santarém para a realização da Festa do Çairé 2011, evento que ocorrerá no período de 15 a 19 de setembro, na Vila de Alter do Chão (distrito de Santarém). A festividade propõe o resgate dos valores humanos, históricos e sócio-culturais desta manifestação profano-religiosa tão importante na cultura do povo amazônico.

O Çairé é uma antiga manifestação da cultura popular da Amazônia. A festividade nasceu a partir das missões realizadas pelos jesuítas no período da colonização da região amazônica no século XVII. Hoje em dia, apenas a Vila de Alter do Chão, onde foi fundada a Missão de Nossa Senhora da Purificação, realiza esta festividade. Contudo, o teor puramente religioso que a festa possuía no período da catequização dos índios deixou de existir.

A Festa do Çairé ganha destaque também pela disputa existente entre o Boto Tucuxi e seu rival, o Boto Cor-de-rosa, que integrará a programação dos cinco dias de evento. Durante a festividade, o público terá acesso às ações culturais de saúde elaboradas pelo SESC em parceria com a prefeitura do município.

Na Praça do Çairé, a equipe de Educação em Saúde do SESC estará realizando orientações sobre a utilização de materiais recicláveis, desenvolvimento e sustentabilidade. Na ocasião, haverá também orientação e aferição da pressão arterial aos visitantes da festa.

Os visitantes poderão também visitar o Museu do Çairé, espaço que abrigará a exposição do artista plástico Moisés Vasconcelos, formada por telas com o uso de nanquim sobre tecidos, no qual foram elaboradas gravuras de alguns momentos da festa. Outra exposição foi montada a partir de fotos e textos que contam a história do evento. Estas mostras acontecerão na Praça 07 de setembro, local onde também acontecerão apresentações de dança, teatro e musical. O evento será gratuito.

SERVIÇO:

Festa do Çairé

Data: 15 a 19 de setembro 2011

Horário: 10 às 24 horas

Local: Praça do Çairé e Praça 07 de setembro.

Informações: (93) 3522-5126 (Daniele Torres – Técnico responsável)