05 abril 2011

A 7ª Arte Será Conteúdo de Curso no SESC Boulevard

new programação mar_antes_chuva

Nos meses de abril e maio o SESC Boulevard irá realizar o curso "O que é o cinema?", que vai abordar três temáticas da sétima arte: ficção, realidade e imaginação. O evento tem como objetivo iniciar uma discussão sobre cinema, assim como incentivar este segmento em Belém.

O curso se dividirá em três momentos: começando com o módulo “História do Cinema de Ficção”, ministrado por Miguel Haoni; em seguida Mateus Moura prosseguirá com “Perscrutando a Realidade”, que abordará o cinema documentário e para finalizar Luah Sampaio e Luana Beatriz ministrarão “Materializando a Imaginação”, que falará sobre o cinema de animação.

Miguel Haoni, cineclubista e diretor da Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema (APJCC), iniciará os trabalhos do curso com a “História do Cinema de Ficção”, nos dias 12 a 17 de abril. Este módulo abordará a significância do Cinema enquanto linguagem artística, propondo analisar as principais escolas estéticas, o papel das vanguardas, as modificações na linguagem cinematográfica ao longo dos anos e outros assuntos.

Dando continuidade, nos dias 03 a 08 de maio, Mateus Moura, que carrega vários títulos no currículo entre eles o de cineclubista e idealizador da APJCC, continuará o curso tendo em mente debater sobre o cinema novo ficcional. Para isso, além da base teórica que será ofertada (entre eles, o mestre André Bazin), Mateus dará destaque aos momentos importantes dos pioneiros do cinema.

Por fim, Luah Sampaio e Luana Beatriz, integrantes da APJCC, encerrarão o curso, ministrando o módulo “Materializando a Imaginação”, que abordará o cinema de animação. A ideia é mostrar a magia por trás do cinema de animação e perpetuar o conceito de arte deste segmento, para tal resultado ser obtido, o primeiro passo é desvincular a idéia boba que há sobre a animação e levá-la para o lado artístico. A animação é uma forma de expressão com muitas coisas a oferecer àqueles que decidem apreciá-la.

Os encontros serão diários, sempre de terça ao domingo.

SERVIÇO:

Curso "O que é o cinema?"

Inscrições Abertas e Gratuitas

Período: Módulo I: 12 a 17 de abril/ Módulo II: 03 a 08 de maio/ Módulo III: 24 a 29 de maio

Horário: 09h às 13h

Local: Auditório do Centro Cultural SESC Boulevard (Boulevard Castilho França, n°522/523 – Em frente a Estação das Docas)

Informações: (91) 3224-5654/5305 (Centro Cultural SESC Boulevard)

(91) 4005-9584/9587 (Assessoria de Comunicação)

VAGAS LIMITADAS