Desde 2007, o bloco Filhos de Glande anima as ruas do bairro da Cidade Velha em Belém, com nome e temas irreverentes, além da bateria furiosa, como dizem os organizadores. Para 2011, eles realizarão uma programação mais intensa, que começa com o “esquenta” do bloco, neste domingo, dia 20, a partir do meio-dia, na boate Mandala (Praça do Carmo). Com direito a feijoada, apresentação do tema e samba-enredo deste ano e muito carnaval, o “esquenta” deverá reunir os brincantes, na preparação para grande saída, no próximo dia 27.
O Filhos de Glande sairá pelo quinto ano consecutivo. Já foram homenageados Che Guevara, Barack Obama, o trapalhão Mussum e agora é a vez de Silvio Santos, com o tema “Tô duro que nem bambu!”. Em média, o bloco reúne dois mil brincantes, sempre o domingo que antecede o Carnaval. “Escolhemos o Silvio porque ele completou 80 anos de vida e, mesmo passando por uma crise financeira com o seu banco, ele nunca perde o bom humor. Somos fãs dele”, afirma o publicitário Beto Silva, um dos organizadores do bloco.
Ele acrescenta que “o bloco surgiu da necessidade de fazer um carnaval de rua divertido, coisa que não existia em 2007. Somos todos fãs de samba e queríamos resgatar a magia dos antigos blocos de carnaval”. O tema foi definido em novembro, de forma democrática. Os fundadores votam nas propostas apresentadas. É! O carnaval do Filhos de Glande é democrático, porque, como os organizadores dizem, “todos somos filhos de glande”.
No dia 27, a concentração é a partir das 14h, em frente a Igreja de São João, e o bloco termina na Praça do Relógio. O percurso ainda está sendo definido, e será divulgado na próxima semana. Em 2011, o bloco volta a distribuir camisinhas durante o seu desfile, como faz todo ano. À frente do Filhos de Glande, a sua bateria e uma banda de marchinhas, com repertório do frevo ao samba. O bloco reúne, principalmente, publicitários, jornalistas, cineastas e artistas. “É um bloco universal, sem preconceitos, porque todo ser humano é um filho de glande”, reforça Beto.
Serviço:
“Esquenta do bloco Filhos de Glande, dia 20, a partir de meio-dia. Na boate Mandala (Praça do Carmo). Ingressos: R$ 10,00