01 fevereiro 2007

5 coisas boas e 5 ruins no Windows Vista


CINCO COISAS QUE MERECEM ELOGIOS


1. Mecanismo de busca - É prático e eficiente. Basta digitar parte do nome de um arquivo e ver os resultados instantaneamente.


2. Organização de arquivos - Pastas para cada tipo de documento, agrupadas dentro de uma pasta geral com o nome do usuário são uma forma lógica de organizar os arquivos no PC. O XP quase chegou lá, mas a organização está melhor no Vista.


3. Configuração de rede - A nova Central de Rede e Compartilhamento coloca as funções de networking à mão e reduz as chances de o usuário ter de configurar dispositivos manualmente.


4. Interface gráfica - Parece futilidade, mas os gráficos mais elaborados, com transparências, sombras e efeitos 3D realmente passam a sensação de que se trata de um computador mais avançado. E a barra lateral ainda pode ser útil para manter informações sempre à vista.


5. Segurança - Esse é, talvez, o item que tem gerado mais discussão quando se fala no Windows Vista. A Microsoft diz que o Vista é muito mais seguro que o XP. Essa afirmação é exagerada, já que, no que se refere à vulnerabilidade a ataques, o Vista não é muito diferente do Windows XP com Service Pack 2 e um bom kit de firewall e antivírus. Ainda assim, a Central de Segurança do Vista facilita o acesso do usuário às proteções do micro. E o novo sistema tem mecanismos de defesa adicionais, como o modo protegido em que roda o Internet Explorer e o Controle de Contas de Usuários, que é chato mas traz alguma melhora na segurança. No final, há um saldo positivo a favor do Vista.



CINCO COISAS QUE NINGUÉM VAI APLAUDIR

1. Exigências de hardware - Se você tem um micro velho, esqueça o Vista. E mesmo que sua máquina esteja atualizada, não há garantia de que tudo vai funcionar como esperado. Os requisitos para a placa de vídeo, por exemplo, incluem suporte a DirectX 9, driver WDDM, 128 MB de memória, Pixel Shader 2.0 e 32 bits por pixel. São características nem sempre óbvias. Se alguma dessas exigências não for atendida, o Windows já não vai rodar com 100% dos efeitos visuais funcionando.

2. Alguns utilitários são fracos - O pior caso é o dos programas Windows Backup e Complete PC Backup. Ambos são tão limitados que muitos usuários vão preferir adquirir produtos específicos para backup de arquivos.

3. A compatibilidade não é total - A Microsoft tem feito um trabalho notável em assegurar a compatibilidade dos novos produtos com programas e equipamentos mais antigos. Mas há limites nisso. Se você tem, digamos, um scanner com interface SCSI, há grandes chances de ele não funcionar com o Vista. E mesmo alguns aplicativos atuais podem rodar no modo de administrador apenas, exigindo confirmação cada vez que são acionados. Isso aconteceu, por exemplo, com um Sound Forge 8 instalado numa das máquinas do INFOLAB.

4. A cópia de upgrade só se instala com o XP no micro - Essa desagradável surpresa só veio à tona agora, com o lançamento do Vista no varejo. Mesmo quem tem um XP legítimo não poderá fazer uma instalação limpa (formatando o HD antes) com um cópia de upgrade do Vista. É preciso deixar o XP no computador para isso.

5. As edições mais baratas são fracas - Esse é, talvez, o maior problema do Windows Vista. A Microsoft reservou muitas das novidades para as edições mais caras. A criptografia total de disco, por exemplo, só está disponível na edição Enterprise, vendida apenas a grandes empresas, e na Ultimate, que custa quase 1 000 reais.

Maurício Grego, da INFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lembre-se que esse blog não é um ringue de boxe ou um octágono para que rolem as porradas.