19 março 2009

Reunião FENAPRO

_MG_5734

Oswaldo Mendes Filho viajou para Belo Horizonte para participar da reunião da FENAPRO – Federação Nacional das Agências de Propaganda.

Na pauta, a crise financeira e a recuperação do mercado publicitário brasileiro. Assunto não vai faltar.

5 comentários:

  1. O Marcus Pereira da Gamma, que é vice-presidente da FENAPRO, também já está lá.

    ResponderExcluir
  2. A crise da industria publicitária paraense já se arrasta faz tempo. Todos tempos culpa, agências, produtoras, veículos, anunciantes, faculdades, fornecedores. Todos temos que buscar formas do negócio propaganda recuperar o valor percebido que já teve por aqui. Estamos vivendo um momento muito delicado.

    ResponderExcluir
  3. A crise da indústria publicitária paraense apenas se agrava com a crise econômica global, mas não é um resultante direto da mesma crise que abala as grandes corporações de mídia ou os conglomerados multinacionais de publicidade. Como bem disse o Glauco, ela vem de longe e tornou-se estrutural. Se agravou muito nos últimos dez anos, contraditoriamente o período onde os avanços tecnológicos deveriam justamente consolidar nosso negócio, ampliar a margem de lucro e fazê-lo avançar para investimentos maiores em contratações e melhoria na remuneração. Não é isso que vem ocorrendo. E o primeiro combatente a tombar nessa guerra é a ética. Tem agência batendo a porta de clientes e oferecendo criação como bônus ou cortesia para ter acesso ao percentual de veiculação. A Fenapro vai discutir a crise sob a ótica das grandes verbas. Nós temos que discutí-la sob a ótica da penúria orçamentária, da fragmentação do mercado e de uma lealdade corporativa cada vez mais claudicante.

    ResponderExcluir
  4. Ops, me corrigiram e é verdade. O Marcus é vice da Sinapro e nao Fenapro, Foi mal :)

    ResponderExcluir
  5. É nessa tecla que bato!
    A regionalização do CENP, a regionalização do CONAR, a volta da APP. Precisamos fomentar o negócio da propaganda. E o primeiro passo é a discussão sobre essas dificuldades.
    O Chico ta certo. Debater o que acontece em São Paulo é uma coisa, aqui é outra.
    Uma mesa redonda para nas universidades com a presença de diretores, presidentes de sindicatos - incluindo o sipep -, veículos e donos de agência seria fundamental para conhecermos o nosso problema.
    Imaginem o que o mercado ganharia com isso.

    ResponderExcluir

Lembre-se que esse blog não é um ringue de boxe ou um octágono para que rolem as porradas.