20 fevereiro 2009

Belém 2014


O Governo do Estado publicou ontem no jornal O Estado De São Paulo um anúncio de página inteira defendendo a candidatura de Belém à sede da Copa 2014 no Brasil.

Saberemos de ajudou no dia 20 de março, quando a Fifa anunciará as cidades escolhidas.

Até lá, muita reza!

5 comentários:

  1. vieram à cabeça algumas perguntas.

    o comitê da fifa que escolhe as cidades-sede lê o estadão?

    a veiculação desse anúncio foi paga com o meu dinheiro?

    o site da candidatura foi feito pelo rapaz que arruma os computadores da secretaria de comunicação de algum órgão?

    as informações no texto são baseadas em quais fontes? (2 milhões de pessoas no círio é um número com o qual sempre sonhamos, mas no dia que se tornar real a cidade afunda ou entra em colapso e "Copa do meio ambiente", de onde saiu isso? essa do mangueirão "atender exigências da fifa" também foi outra ótima contada pelos panfletos tucanos [e que o pt amou])

    ResponderExcluir
  2. Oi, DOda!!!

    Coisas pra tu saberes:

    1 - O site da Copa foi feito pela Prefeitura, não pelo Estado. Não posso falar sobre.
    2 - Copa do meio ambiente é a coisa da Fifa mais ama. O Comitê da Fifa quer no Brasil a Copa da sustentabilidade e isso nos garantiu bons pontinhos.
    3 - A quantidade de gente do Círio é o dado oficial passado pela Defesa Civil.
    4 - Mangueirão atende as exigência da FIFA, te convido pra assistir ao vídeo que está no site www.pa.gov.br. Na parte de imagens, clica no Revista Pará e assiste ao vídeo que foi apresentando na visita oficial à comitiva. Lá tem um resumo (veja bem, resumo) das obras que serão feitas no mangueirão para o estádio fique, enfim, pronto para atender as exigências da FIFA.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o Doda.
    Torço pro Belém, portanto, tudo de melhor tem que ser feio pra trazer a Copa, mas, pelo amor de Deus, o webdesign desse site está defasado em pelo menos 1 década, sem exagero. Me lembra os sites que fazíamos na Unama quando entrei em 1996 para hospedar no Geocities, com esse contador brega que há 12 anos era o astral.
    Por favor, paguem uma empresa especializada e boa sorte pra Belém.

    ResponderExcluir
  4. Doda, perdestes a chance de ficar calado.
    Como podes falar sem conhecimento de causa? Ainda mais porque se trata de um anúncio da CA, que é a agência mais preparada para essa comunicação, pois se você não sabe, a defesa do Pará foi preparada pela CA.
    Aproveite e divulgue aí em São Paulo que a Metrópole da Amazônia tem condições sim e deve ser uma das sedes da Copa 2014, ok?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. só reproduzindo aqui a resposta que dei para a Leiska no meu blog:

    "Leiska, então:

    1 - beleza, concordamos que o site é uma droga.

    2 - ótimo, explicamos o “Copa do meio ambiente”.

    3 - aqui continuamos com uma estatística vaga. vamos ser realistas: 2 milhões de pessoas é quase o dobro da população da cidade, fisicamente nem existe espaço pra tudo isso naquele percurso, mas enfim, eu calo a boca se algum pesquisador ou órgão mostrar em detalhes qual método de cálculo utilizou para chegar nesse número.

    4 - sobre o vídeo, como você disse, ele mostra o resumo do que será feito para que o estádio se adeque às exigências da fifa, já o anúncio afirmou que ele já atende as tais exigências, justamente o ponto que levantei, então a informação do anúncio continua incorreta.

    mas isso tudo aí de cima é detalhe, o que realmente importa é saber qual a justificativa estratégica para esse anúncio ter sido veiculado em tal jornal.

    a turma do comitê da fifa que escolhe as cidades lê o estadão?

    caso leia, será que esse tipo de decisão é influenciada por um anúncio?

    e, como sabemos que as respostas das duas perguntas anteriores certamente são negativas, se o objetivo da comunicação não era influenciar a escolha da cidade pelo comitê da fifa, qual era então?

    porque o próprio anúncio parece deixar bem claro que pretende angariar apoio para a causa da cidade, mas se quem decide isso não lê o jornal, o que o anúncio faz ali?"

    e gallo, eu não falei nada sem conhecimento de causa, apenas fiz perguntas (que aliás, você também não respondeu). e não caia nessa tentação da "perda de oportunidade de ficar calado", além de estarmos em um espaço democrático (dãã), o assunto Copa 2014 envolve dinheiro público, logo, a única coisa que não devemos fazer no caso é ficar em silêncio.

    ResponderExcluir

Lembre-se que esse blog não é um ringue de boxe ou um octágono para que rolem as porradas.