04 maio 2007

Ontem fui no show do Caetano!



Não tinha muita expectativa... Na verdade tinha, achava que seria um show muito fraco.

Estava errado, não foi muito fraco. Foi fraco, mas não muito!

Nunca fui um expert em Caetano Veloso, meu amigo Glauco o é. Acho até que ele vai ficar muito puto comigo por esse post, mas sinceramente, o que foi aquele show?

Sabia que seria o show do novo CD dele "Cê", mas não sabia que o novo disco estava tão ruim. E olha que não acho que o Caetano só tenha composto boas músicas na época da Tropicália, tem muita coisa boa nova. Só que ele não cantou.

O show valeu pelas versões dos clássicos dele. Versões excelentes por sinal!

"London London" ficou excepcional! "Desde Que O Samba É Samba" foi o momento mas emocionante do show.

Mas as canções novas... Por favor! "Rocks"... "Outro"... "Musa Híbrida" é qualquer coisa!!!
Entretanto, tenho que fazer justiça. "Descobri Que Sou Um Anjo", que por sinal é do Benjor, é uma belíssima canção que Caetano interpreta muito bem, assim como "Não me Arrependo". Que se não for, tem tudo pra ser um recado direto pra sua ex-mulher Paula Lavigne.

"Fora da Ordem" apesar de não ser nova, está mais atual como nunca!

Mas tudo bem. Valeu ter ido. Encontrei um monte de amigos e amanhã vou poder dizer:

- Ontem fui no show do Caetano!

Outra chance de falar isso, só daqui há dez anos. Se tiver!

2 comentários:

  1. Leãozinhoooooooooooooooooooooooo!!!!!!!
    Acho que 95% das pessoas que foram ao show esperavam Leãozinho, Leãozinho, Você é Linda, Sozinho e outros mega hits.
    Os preços dos ingressos e o próprio local, afastam de imediato boa parte do público que gosta e admira Caetano Veloso.
    Eu ficava olhando aquele setor de mesas, a localização mais privilegiada, onde cada local custou 150 reais, e percebia na cara das pessoas um decepção enorme, uma impaciência e uma certa revolta. Caetano decepcionou, não se comportou como crooner de churrascaria, para que as famílias da classe média alta cantarolassem seus sucessos enquanto pediam mais um uísque e mais um bolinho de bacalhau.
    Não foi um show fácil. Eu mesmo, que tenho quase todos os discos do Caetano e ouço sua obra praticamente todos dias, nunca tinha ouvido alguns das canções tocadas ontem na AP. Era o show errado, no local errado, para as pessoas erradas. Esse tipo de espetáculo deveria ser em teatro, para onde as pessoas já vão com a cabeça mais aberta para a experimentação, a ousadia, a provocação, a inovação, a reflexão. Vi muita gente saindo no meio do show e lembrei de Araça Azul, disco de Caetano lançando nos anos 60, que fez com que muita gente procurasse a loja de discos para devolver o produto e pedir o dinheiro de volta. Acho que devem ter procurado a BIS para pedir a devolução da grana.
    Criou-se uma situação constragendora tanto para o público como para o artistas. Teve uma hora que Caetano teve reclamar que as pessoas estavam conversando muito enquanto ele cantava. Foi como um professor dando aula para estudantes quem não entendendo nada da matéria e ficam conversando, jogando bolhinhas de papel e fazendo algazarra.
    Ouvi uma pessoa dizer no final que não reconheceu nenhum das músicas do show. "Uma boa merda mesmo", alguém de poder aquisitivo razoável não conhecer nada da obra de um artista que, gostem ou não gostem, tem um nome respeitado na cultura por mais de 40 anos. Saí de lá gostando ainda mais de Caetano Veloso. Um cara que ousa, arrisca, tenta, se expõe, cria, recria, não desliga suas antenas, comunica-se com seu tempo, homenageia o passado e ajuda a ampliar nosso olhar para o futuro. é como diz uma das canções do disco "Cê", que ele cantou ontem:
    " Eu sou o homem cordial, que vim para insultar a democracia racial. Eu sou o herói, só deus e eu sabemos como dói.. "
    Mas o Ronaldo Salame é mesmo genial. Mesmo não gostando do mais recente trabalho de Caetano, soube absorver muita coisa boa e viveu um belo momento.
    Glauco

    ResponderExcluir
  2. Que é isso Glauco? Genial é o Caetano, que conseguiu uma boa grana com aquele show. hehehehehehehehehehehehe

    ResponderExcluir

Lembre-se que esse blog não é um ringue de boxe ou um octágono para que rolem as porradas.