24 maio 2013

Indústria Premia Profissionais de Comunicação no Pará

O prêmio Sistema Fiepa de Jornalismo é a maior premiação do segmento na Amazônia

Reconhecimento e estímulo aos jornalistas que atuam na imprensa paraense. É o que promove o 1º Prêmio Sistema Fiepa de Jornalismo, cujos detalhes e regulamento serão apresentados hoje (23 de maio), durante a XI FIPA – Feira da Indústria do Pará, no Hangar. Lançada em abril, no dia do jornalista, a premiação é a maior do jornalismo na Amazônia.

“O prêmio promove a interação entre setores de grande visibilidade e relevância para a sociedade paraense: setor produtivo e imprensa. Tão relevantes que, caminhando juntos, podem ajudar a construir um Pará mais forte e sustentável”, ratifica José Conrado Santos, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa).

A iniciativa é desenvolvida e coordenada pela Temple Comunicação, agência do Sistema Fiepa. “O que buscamos é incentivar o aprofundamento da cobertura de temas de relevância para toda a sociedade. Inserir no dia a dia das redações do Pará um novo olhar para as questões econômicas que afetem a indústria”, afirma Cleide Pinheiro, sócia-diretora da Temple. Para mobilizar a participação dos comunicadores serão realizadas várias ações ao longo do ano, como campanhas de voto, visitas às redações e encontros para retiradas de dúvidas e troca de informações.

A fim de contemplar trajetórias profissionais e produções de sucesso, o prêmio será dividido em três modalidades distintas. Primeiro, o mercado de comunicação (jornalistas, assessores de imprensa, publicitários e a academia) escolherão 13 comunicadores de destaque ao longo do ano por meio de votação online, no site www.premiosistemafiepa.com.br, que estará acessível a partir do dia 24 de maio. As indicações serão feitas pelos veículos. Todo o processo de votação será acompanhado pelo escritório de advocacia Silveira, Athias, Soriano de Mello, Guimarães, Pinheiro & Scaff Advogados.

Além deles, também serão reconhecidas, por meio do Prêmio Especial “Jornalista Raimundo Pinto”, as melhores reportagens que abordem temas da indústria paraense nos meios de impresso jornal/revista; televisão, rádio e web. Raimundo Pinto foi grande aliado na cobertura de pautas econômicas e na divulgação dos temas de maior interesse do estado. A premiação será uma homenagem à sua memória. Poderão participar da disputa quaisquer trabalhos publicados em meios de comunicação do estado entre 1° de agosto de 2012 a 1° de agosto de 2013.

Por fim, o Prêmio Sistema Fiepa de Jornalismo terá ainda uma categoria especial para homenagear a Personalidade de Comunicação do ano. A diretoria da Fiepa dará uma comenda de honra ao mérito para o profissional atuante na área de comunicação que mostrar um trabalho formado por três vért ices: qualidade, relevância e ética profissional.

Os vencedores vão receber, além do certificado, um troféu em reconhecimento ao conjunto de seus trabalhos em 2013. Já as equipes vencedoras das categorias Prêmio Jornalista Raimundo Pinto “Melhor Reportagem” recebem R$ 40 mil em prêmios.

A premiação ocorrerá no dia 05 de dezembro, no Hangar, e deve contar com o mesmo público que, há sete anos, participa da Confraternização do Sistema Fiepa com a imprensa. O evento, que estará ainda maior, reafirma anualmente a importância de uma relação transparente entre a imprensa e o Sistema Fiepa formado pelo Sesi, Senai, IEL e os 40 sindicatos de diversas atividades industriais do Pará.

Homenagem

Atuante nos cadernos de economia, Raimundo Pinto também foi um dos primeiros editores da revista Pará Industrial, o periódico do Sistema Fiepa. O jornalista construiu uma invejável carreira profissional. Trabalhou no jornal A Província do Pará por 18 anos, foi correspondente de O Estado de S. Paulo na região e comandou a sucursal da Gazeta Mercantil em Belém, capital paraense. Autor dos livros “Repórter", editado em 1995, e coautor dos livros: "Panará - a volta dos índios gigantes", de 1997, editado pelo Instituto Socioambiental; e "O Novo Brasil", editado em 2002 pela Editora Nobel, ele contribuiu fortemente para o jornalismo paraense. Faleceu em 2009, em Belém, deixando viúva a também jornalista Silvia Sales e três filhos.

Três formas de participar:

Prêmio Sistema Fiepa de Jornalismo (Votação Online)

Melhores profissionais do ano

§ Apresentador

§ Locutor

§ Repórter Fotográfico

§ Repórter Cinematográfico

§ Repórter de Impresso

§ Repórter de TV

§ Repórter de Rádio

§ Repórter de Web

§ Produtor

§ Editor

§ Blogueiro de Notícia

§ Colunista de Notícias

§ Colunista Social

Prêmio Especial Jornalista Raimundo Pinto

§ Melhor Reportagem Impresso

§ Melhor Reportagem TV

§ Melhor Reportagem Rádio

§ Melhor Reportagem Web

Prêmio Sistema Fiepa de Jornalismo

§ Personalidade de Comunicação

Veja o calendário* e participe:

02 DE AGOSTO A 30 DE SETEMBRO

Inscrição dos trabalhos jornalísticos publicados entre 1° de agosto de 2012 e 1° de agosto de 2013 para concorrer ao Prêmio Especial Jornalista Raimundo Pinto nas categorias impresso, rádio, TV e web.

16 A 30 DE SETEMBRO

Indicação dos concorrentes pelos veículos nas categorias impresso, rádio, TV e web.

10 DE OUTUBRO A 10 DE NOVEMBRO

1ª fase de votação dos indicados.

18 DE NOVEMBRO

Divulgação dos três finalistas da votação online e do Prêmio Especial Jornalista Raimundo Pinto.

18 E 30 DE NOVEMBRO

2ª fase de votação dos finalistas.

91) 3205.6500 / 16 / 17ira da ide onde is ssalhes de ades

05 DE DEZEMBRO

Premiação dos vencedores.

*Datas sujeitas a alterações.

O regulamento completo pode ser acessado a partir de 24 de maio no site www.premiosistemafiepa.com.br.