11 janeiro 2013

Belém Cidade Luz da Amazônia

ver-o-peso

Projeto realizado pelo Sistema FIEPA encerra programação no dia 12 de janeiro em grande estilo, em ritmo de Carnaval, com apresentação da Bateria do Rancho, em comemoração aos 397 anos da cidade.

O projeto Belém Cidade Luz da Amazônia, do Sistema Fiepa, encerra sua programação neste sábado, dia 12 de janeiro, prestando uma honrosa homenagem a Belém em seu aniversário de 397 anos. Leva para a Praça Batista Campos a bateria da Escola de Samba “Rancho Não Posso Me Amofiná”, a grande campeã do Carnaval de 2012 da cidade. A homenagem será em ritmo de Carnaval, mas também dará lugar para a apresentação do Grupo Folclórico Frutos do Pará e ao show com a banda Fruta Quente. Tudo ao ar livre e gratuitamente, a partir das 19 horas.

O objetivo do projeto é resgatar o convívio familiar em áreas públicas, aproximar a população e turistas da cultura regional, além de tornar Belém uma cidade bem mais iluminada no período que foi do Círio de Nazaré, em outubro de 2012, passando pelo Natal, e seguindo até o aniversário da cidade, neste mês de janeiro. Nesse período, pelos cálculos dos organizadores, 71 mil pessoas passaram pela Praça Batista Campos durante toda a programação do Belém Cidade Luz da Amazônia, aprovando mais uma vez a iniciativa do Sistema FIEPA e parceiros.

A ideia é que, em 2016, quando Belém completar 400 anos, passe a ser conhecida como a cidade luz da Amazônia. Para isso, há todo um trabalho de engajamento da população em torno da causa. “Queremos edifícios residenciais, empresas e espaços públicos em geral bem iluminados entre outubro e janeiro, para que até 2016 toda Belém esteja iluminada. Já percebemos um avanço significativo em 2012. Belém ganhou mais autoestima”, avalia José Olímpio Bastos, superintendente regional do Serviço Social da Indústria (Sesi) e idealizador do projeto.

A abertura do projeto ocorreu em 11 de outubro de 2012, por ocasião do Círio de Nazaré, e se estendeu até o dia 28 do mesmo mês, fechando a primeira fase com a participação de 19.400 pessoas. Naquele momento, 2.015 artistas paraenses se apresentaram de forma voluntária no palco do projeto. Já na segunda fase do projeto, que começou no dia 01 de novembro de 2012 e se encerra no próximo dia 12, estimam-se mais 51.600 pessoas participantes, valorizando outros 4.383 artistas locais em apresentações voluntárias que contemplaram tanto o erudito como o popular. Somando-se as duas fases do projeto, contabilizam-se 6.398 artistas.

SERVIÇO:

Shows comemorativos aos 397 anos de Belém.

Dia 12 de janeiro de 2013, a partir das 19 horas na Praça Batista Campos.