22 maio 2012

Mostra "Viva Villa! pelo Brasil" chega a Belém

 

A partir de 24 de maio, o Ministério da Cultura, o BNDES, a Secretaria de Estado de Cultura do Pará e a Clan Design oferecem ao público a exposição Viva Villa! Pelo Brasil, que conta a trajetória de um dos melhores compositores das Américas, Heitor Villa-Lobos, por meio de imagens, textos, vídeos e muita música. A maior mostra já realizada sobre a vida e obra do maestro poderá ser visitada no Armazém 3 da Estação das Docas, até 20 de junho.

                                    Acervo Museu Villa-Lobos/Ibram.

Dividida em duas partes, a exposição tem o objetivo de aproximar o espectador da história da música no Brasil e no mundo, a partir de Villa-Lobos, levando-o a refletir sobre a permeação entre fronteiras da música erudita e popular. Viva Villa! irá mostrar que o legado da rica trajetória pessoal e artística do compositor permanece vivo no repertório internacional em seus mais variados estilos.

De um lado da mostra, o espectador fará um passeio do século XIX até a primeira metade do século XX, com suas revolucionárias transformações, acompanhando a trajetória de vida do maestro no Brasil, em Paris (anos 20) e nos Estados Unidos. A ambientação contará com painéis de textos e imagens ilustrativas, cartazes, pinturas, capas de discos, partituras, instrumentos musicais e objetos pessoais de Villa-Lobos.

A mostra permeia fatos marcantes na trajetória do maestro: o Rio boêmio, onde Villa ganhou a vida tocando choros no Cinema Odeon, no Teatro Recreio e na lendária Confeitaria Colombo; as suas viagens e momentos decisivos, como a Semana de Arte Moderna (onde fez duas apresentações sob uma chuva de vaias); o emblemático concerto de Canto Orfeônico em São Januário (que reuniu 40 mil crianças, durante a ditadura de Getúlio Vargas) e o desfile carnavalesco do Sôdade do Cordão, bloco criado pelo maestro, que fazia a alegria dos foliões pelas ruas do centro do Rio de Janeiro. Em todo o percurso, o registro musical de suas composições..

Paralelamente, um trem cenográfico – o Trenzinho do Caipira – levará os visitantes a percorrer os caminhos que a música de Heitor Villa-Lobos trilhou até ser reconhecido como o Compositor das Américas. O trem terá quatro vagões: Sertão, Paris, Amazônia/Brasil, e América. Em cada um deles, uma primorosa ambientação. No Vagão do Sertão, por exemplo, imagens do sertão brasileiro e de filmes do Cinema Novo com composições de Villa-Lobos, como “Menino do Engenho” e “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, serão projetadas pelas janelas do trem.

O Vagão Paris, de inspiração art-noveau, por sua vez, apresentará imagens projetadas dos locais significativos da história de Villa-Lobos na Cidade Luz, incluindo as do Hotel Bedford, onde o maestro se hospedava. Já no Vagão das Américas, o clima será de cinema: fotos de Villa-Lobos com celebridades junto a fotos de filmes da época. Nas janelas, imagens do New York Skyline, inspiração para uma de suas composições, com inéditas imagens dos anos 50 realizadas em 8mm do maestro em suas viagens pelo mundo.

Em Belém, o carro-chefe promete ser o Amazônia/Brasil, dividido em duas partes: na primeira (classe econômica), o público verá os rituais indígenas com as músicas inspiradas nos sons da floresta. Na segunda, serão exibidas imagens do anos 30/40 e dos concertos orfeônicos que o maestro fez pelo país.

Idealizada e produzida pela Clan Design, a exposição tem Direção Geral de Claudio Fernandes e do curador Fabiano Canosa. Viva Villa! Pelo Brasil conta ainda com a parceria de várias instituições nacionais e estrangeiras, entre as quais o Museu Villa-Lobos (RJ), a Fundação Carlos Gomes, Arquivo Nacional, CTAV, Itamarati, Academia Brasileira de Música, Cinemateca do MAM, Library of Congress (Washington), Richard Rodgers Library, Spanish Institute, New York Public Library (New York), Bibliotheque Nationale (Paris) e Accademia Nazionale di Santa Cecília (Roma). O projeto é patrocinada pelo BNDES através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e pela Secult – Secretaria de Estado de Cultura do Pará.

SERVIÇO
Exposição Viva Villa!Pelo Brasil – GRATUITO
Onde: Armazém 3 da Estação das Docas
Quando: De 24 de maio a 20 de junho
Horário: diariamente das 12h às 21h
Vernissage: 24 de maio às 19h
Endereço: Boulevard Castilho França, s/n, Campina