11 novembro 2010

Luta Fenaj!

image

O movimento LutaFenaj!, que reúne jornalistas de todo o Brasil na defesa dos direitos da categoria e propõe mudanças na política conduzida pela direção da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), irá participar do VII Congresso de Jornalistas do Pará, que acontece nos próximos dias 20 e 21, no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém.

Com o tema “Comunicação cidadã. Que sociedade queremos?”, o encontro deverá reunir centenas de pessoas, entre profissionais, estudantes de comunicação e convidados. Promovido pelo Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor-PA), o evento também vai marcar os 60 anos de fundação da entidade por meio de uma exposição fotográfica, historiando a trajetória do sindicato ao longo de sua existência.

O jornalista Jonas Valente, secretário-geral do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal e membro da coordenação nacional do LutaFenaj!, será expositor na mesa temática “Comunicação Pública e Cidadania: Direito Social”, marcada para às 9 horas de sábado, dia 20. A mesa terá como mediadora a jornalista Eliete Ramos, diretora do Sinjor-PA, e como debatedor o presidente da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária no Pará (Abraço-PA), Rômulo Gadelha.

Ainda no sábado, serão formadas as mesas sobre “Ética e Novas Mídias”, “Formação e Informação de Qualidade” e “Telejornalismo e Responsabilidade Social”.

O jornalista Alvaro Britto, diretor do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Rio de Janeiro e também integrante da coordenação nacional do LutaFenaj!, confirmou presença no congresso. Jornalistas paraenses que participam do grupo ou se identificam com suas propostas estarão presentes.

Na avaliação do jornalista Pedro Pomar, que disputou a presidência da Fenaj, em julho passado, pela Chapa 2, a participação de representantes do grupo no congresso do Pará é “uma nova e importante oportunidade para a retomada do processo de debate na categoria”.

Na recente eleição nacional dos jornalistas, o LutaFenaj! venceu no Pará e nos estados de Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso, Sergipe, e no Distrito Federal. Também foi vitorioso no sindicato estadual do Rio de Janeiro e no sindicato de Juiz de Fora. E obteve perto de 32% dos votos válidos, oito pontos percentuais acima dos 24% conquistados na eleição de 2007.

www.lutafenaj.com.br