23 maio 2010

Curso Debate Uso das Mídias Sociais nas Campanhas de 2010

nino Entender o uso das mídias sociais durante a campanha eleitoral de 2010. Esse é um dos objetivos do Curso de Redes Sociais nas Eleições: Estratégia e Campanha Eleitoral na Web. O evento será dia 26 de junho, a partir das 8h, no Metropolitan Tower. O jornalista Nino Carvalho ministrará palestras expositivas e práticas sobre a área tecnológica das novas mídias. Tudo para fomentar o mercado das redes sociais como diferencial no mundo dos negócios.

Essa é a primeira parte do Programa de Desenvolvimento de Projetos em Redes Sociais (Prored), que terá outras duas etapas ainda este ano. A idéia do curso surgiu por meio do sucesso da campanha eleitoral do presidente norte-americano Barack Obama nas mídias sociais. No Brasil, os políticos mostram-se otimistas com possibilidade de atingir o público eleitor por meio das ferramentas, já que o país ocupa a quarta posição no ranking de acessos à internet. São quase 22 milhões de usuários com idade entre 16 e 54 anos, atrás somente da Alemanha, Estados Unidos e China. O Orkut ainda é o primeiro colocado entre as redes sociais com o maior número de cadastrados no país (89,6%), seguido do Twitter (80,1%) e do YouTube (79,6%).

Para o professor Mário Camarão, um dos organizadores do evento, é importante conhecer as ferramentas das mídias sociais na hora de avaliar as reais intenções dos candidatos: “Nessas eleições certamente levará a melhor os candidatos que utilizarão de forma adequada as redes sociais. E no curso, o público poderá compreender justamente o uso dessas ferramentas, como o candidato pode usufruir e fazer a diferença a seu favor, atingindo o eleitorado”, disse.

Parte da arrecadação do curso será destinada à Associação Colorindo a Vida. Fundada em 2007, a instituição trabalha para oferecer, de forma permanente e gratuita, hospedagem, alimentação e assistência a famílias de pacientes infanto-juvenis, sob tratamento de câncer em Belém.

Nino Carvalho - Jornalista, mestre em Administração (IBMEC) e pós-graduado em Marketing e Estratégia (CIM, Reino Unido). É gerente de Estratégia em Mídias Digitais da In Press Porter Novelli, especializado em planejamento estratégico de marketing digital, com experiência em organizações como presidência da República, Senado Federal, British Council (Brasil, Reino Unido, Chile, Argentina, Venezuela e Colômbia), Câmara de Comércio Americana (AmCham), Governo do Rio de Janeiro, Prefeitura de Porto Alegre, Universidade de Vila Velha (ES), Universidade Gama Filho, Estácio (RJ e ES), UFF, Univale (MG), PUC-RJ, Facha, Universidade de Belas Artes (SP), UFRJ, IBMEC-RJ, UniUbe (MG), Universidade Cândido Mendes, CEFET, Sportv, entre outras.

Atuou como e-Creative Director para a América Latina e o Caribe no British Council, onde liderou o Online Transformation Programme – uma iniciativa global na qual desenvolveu metodologias e guidelines que estão sendo implementados mundialmente. Posicionou a América Latina como centro de e-soluções e criatividade online em mais de 100 países.

É idealizador, coordenador e professor da pós-graduação em Gestão Estratégica de Marketing Digital, na Facha, tida como o principal curso da área em todo o país (segundo comunidades e veículos de comunicação, marketing e jornalismo na web). O curso está na quarta turma e conta com cerca de 100 alunos, incluindo algumas feras do mercado de internet do Brasil e do RJ. Leciona, desde 2006, a cadeira “Marketing Digital” para o curso de graduação em Administração da UFRJ. Curador do #SouMaisWeb.

Inscrições 3345-3173 • 3345 3174