05 novembro 2009

Tiro no Pé

tiro_no_peDuas coisas impressionam:

  1. Tem agência de propaganda que está cobrando MENOS de 4% de Comissão, só para ganhar um cliente, desvalorizando seu trabalho.
  2. A facilidade com que algumas agências estão mandando produzir comerciais em outros estados. Desvalorizando o mercado em que atuam.

Se o profissional não se respeita, não respeita o próprio mercado em que trabalha, quem vai respeitar?

10 comentários:

  1. É por isso que Belém é a cidade do "Já Teve" e também é conhecida como Belém do Pariu.
    A começar pelos cachês que as agências pagam para usarem a imagem de um ator local, 150, 200 reais, isto para usar a imagem durante 1 ano, ou seja, não dá 1 real por dia de uso de imagem, isto é um absurdo, e tem agência que ainda acha muito pagar mais do que 250 reais de cachê...FALA SÉRIO!!!
    Isto é bem o reflexo medíocre dos profissionais mais medíocres ainda, que não sabem dar valor ao que temos e pagam para um ator do eixo RJ, SP 15, 20, 50, até 100 mil em cachê!

    ResponderExcluir
  2. Terrível para o desenvolvimento do mercado. A comissão é a principal fonte de incestimento de uma agência. É com ela que se contrata profissionais cada vez mais qualificados, que a agência banca pós-graduação e cursos diversos em São Paulo e outros grandes centros, que se investe em equipamentos de excelente qualidade e que consequentemente, tudo isso volta para o cliente que paga pelos 20% de comissão. Um cliente que paga 5%, vai receber 5% de tudo isso aí em cima.
    O SINAPRO deve trabalhar uma campanha de valorização da atividade publicitária. Publicitário que aceita 5% de comissão, vale menos no mercado.

    ResponderExcluir
  3. Quando vc fala de "BV", vc está se referindo à comissão (legalizada) de 20% que gráficas e veículos de mídia repassam às agências, ou do "por fora" que algumas agências pedem que seja incluído nas notas fiscais dos prestadores de serviços?

    ResponderExcluir
  4. Quando vc fala de "BV", vc está se referindo à comissão (legalizada) de 20% que gráficas e veículos de mídia repassam às agências, ou do "por fora" que algumas agências pedem que seja incluído nas notas fiscais dos prestadores de serviços?

    ResponderExcluir
  5. O único BV legalizado é o de mídia. E é exatamente desse que estou falando, infelizmente.

    ResponderExcluir
  6. è exatamente o que o Abilio falou,
    quem paga 4% de BV vai ter um trabalho de 4%, sem o direito de reclamar... Ô mercado amador esse o nosso.

    ResponderExcluir
  7. BV de 20% apara uma AG é um roubo, tem muitas vezes que não vale parar isso.

    ResponderExcluir
  8. Só acho que as produtoras locais, ao invés de lamentar que as agências fazem trabalhos fora,
    podem se questionar e questioná-las sobre isso, conhecer os reais motivos. Não acho que uma agência faria isso só de sacanagem, só por não valorizar o mercado local.

    ResponderExcluir
  9. Oi Malu,
    Também não acho que seja de SACANAGEM.
    Na maior parte das vezes a questão é puramente financeira, mas como diz Marcello Serpa: "Pior do perder um trabalho por questões financeiras, é ganhar um trabalho por questões financeiras".
    O que acho, é que, independente de fazer ou não o trabalho, quando a produção de um filme vai para fora é muito ruim para o mercado publicitário, como um todo.

    ResponderExcluir
  10. É preciso começar a usar os termos na sua forma correta. BV é a sigla de bônus sobre volume, que os fornecedores deveriam pagar às agencias em razão de um acréscimo de faturamento em um período proposto. O que as agências tem por direito garantido em lei é o desconto de agência na ordem de 20%, que devem ser fornecido pelos veículos nas mídias contratadas pela agência e jamais repassados aos clientes sob qualquer alegação. Sobre serviços de terceiros, como gráficas e produtoras de áudio e vídeo, as agências podem cobrar até 15% sobre o valor aprovado pelo cliente. Comissão paga por fornecedor, seja ele qual for e seja ela em qualquer percentual, não é uma prática prevista na legislação.

    ResponderExcluir

Lembre-se que esse blog não é um ringue de boxe ou um octágono para que rolem as porradas.