21 maio 2006

Vamos falar de O CÓDIGO DA VINCI

Para quem ainda não assistiu ao filme, esse é o Críptex.

Muito bom o novo filme de Ron Howard, diretor de sucessos como Mente Brilhante, Apollo 13 e EdTV. Ele e Tom Hanks que se conhecem desde que Howard dirigiu SPLASH, Uma sereia em minha vida , conseguiram fazer de O Código Da Vinci uma belo filme e uma diversão excepcional, principalmente para quem não leu o livro, os que leram reclamam que o livro é bem mais interessante.
Agora, como leigo, gostaria de entender algumas coisas:

- Se Da Vinci criou o Críptex e Da Vinci era italiano, porquê a senha do Críptex era em inglês?

- Como? Na caixa do Críptex, tem informações sobre Isaac Newton, já que ele nasceu muito após a morte de Da Vinci?

- Se o mapa que consta no Críptex mostra a localização do Graal hoje em dia, como Da Vinci poderia ter essas informações na época em que foi escrito?

- Porquê o curador assassinado perde tanto tempo preparando as pistas para Langdon e se arrumando para a morte ao invés de pedir por socorro?

- Onde estavam os seguranças do Louvre que acompanham tudo pelo sistema interno de segurança 24h?

E a só a título de curiosidade, os autores do livro A Revelação Templária, livro de onde Dan Brown tirou a maior parte das informações que tem em seu livro, aparecem na cena do ônibus onde Langdon e Nevue conseguem decifrar mais uma das pistas deixadas.

4 comentários:

  1. Estava lendo suas perguntas sobre o críptex e creio que posso responder algumas delas.
    Bem, o críptex que você questiona não foi feito por Leonardo Da Vince. O projeto inicial foi criado por ele, mas o críptex do filme em questão foi feito em cima das criações de da vince.
    A senha do críptex é ingles porque quem o fez foi o curador do Louvre, e ele usava uma "regra" segundo o livro de que "inglÊs falamos na rua e francês falamos em casa".
    Bem, como já disse acima, como o críptex teria sido feito pelo curador do Louvre, as informações que nele continha também foram escritas por ele, logo, todas em inglês.
    As informações contidas no críptex eram mudadas sempre que o Graal mudava de lugar,k logo estava sempre atualizado.
    As referências a Newton contidas na caixa do críptex foram escritas também pelo curador do Louvre, referentes ao último lugar onde o Graal estaria.

    Espero ter respondido algumas de suas perguntas.

    Paula

    ResponderExcluir
  2. Valeu Paulinha,
    obrigado por redimir essas dúvidas de um leigo no Código Da Vinci
    :)

    ResponderExcluir
  3. da vinci naum tinha nada a vr c/ o criptex, pois foi jacques sauniere quem o fez, assim como ao mapa tbm. ele naum pediu socorro pq as grades naum subiriaum e o segredo era maix importante, poix o santo graal naum poderia fcar prdido. se vc lesse o livro, iria entender tudo.da vinci foi soh o inventor do criptex, mais sua invenção naum saiu do papel ateh jacques faze-la. leia o livro e td fcará claro.

    ResponderExcluir
  4. Então temos um sério problema de adaptação de roteiro. Pq já que o filme não deixa isso claro, o erro do roteirista é muito grave. Ou então eles deveriam colocar uma tarja no cartaz "Só assista ao filme depois de ler o livro!".
    hehehehehehehehehehhehehe

    ResponderExcluir

Lembre-se que esse blog não é um ringue de boxe ou um octágono para que rolem as porradas.