19 setembro 2013

Feira da Madeira Cria Oportunidades de Negócios

Feira_Amazonia

A Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) e a Associação das Indústrias Exportadoras de Madeira do Estado do Pará (Aimex) realizam, no período de 24 a 27 de setembro no Hangar, a 1ª Feira Florestal da Amazônia e a 9ª Feira de Máquinas e Produtos do Setor Madeireiro. 

A Feira da Madeira, como o evento é conhecido no Estado, apresenta como novidade, nesta edição, a 1ª Feira Florestal, tendo em vista o crescimento do reflorestamento observado nos últimos oito anos. Dados da Balança Comercial do Estado, referente ao primeiro semestre deste ano, apontam que o Pará é o principal produtor exportador de madeira tropical do Brasil, com um volume de exportação que ultrapassa 128 milhões de dólares.

Para o diretor técnico da Aimex, Guilherme Carvalho, o momento para realização da Feira é oportuno para reciclar os profissionais, a partir do Fórum de Debates, Conferências e cursos previstos na programação e apresentar o que há de mais moderno no setor, em relação a máquinas, equipamentos e insumos.

Segundo Guilherme, os países compradores de madeira paraense passam por transformações econômicas e renovam suas exigências com relação ao produto, no mercado. “Para continuarmos competitivos precisamos seguir as novas tendências que os mercados dos EUA e União Europeia exigem. Hoje, as indústrias no Pará já exportam produtos finalizados como pisos, molduras, janelas, portas, artefatos para cozinha e muito mais, agregando valor ao produto e ganhando destaque no mercado internacional”, ressalta Guilherme.

A expectativa dos organizadores é reunir mais de 80 instituições do setor florestal, além de outros setores ligados à economia do Estado como Governo, bancos, empresas técnicas, exportadoras, de equipamentos, associações e Instituições de Ensino e Pesquisa.

Serviço: A 1ª Feira Florestal da Amazônia e a 9ª Feira de Máquinas e Produtos do Setor Madeireiro acontecem no período de 24 a 27 de setembro no Hangar. Interessados em saber mais sobre a programação, inscrição nos cursos e participação nos debates devem entrar em contato com a secretaria da Aimex, pelo telefone (91) 3242-7161 ou acesse o site da empresa organizadora www.wrsaopaulo.com.br

Programação

Dias 24, 25, 26 e 27/09 - II Semana da Tecnologia da Madeira – Oferta de cursos técnicos para o setor de produtos de madeira disponibilizados pela Associação Nacional de Produtores de Pisos de Madeira (ANPM), com suporte financeiro da Organização Internacional de Madeiras Tropicais (ITTO).

As temáticas são voltadas para profissionais da área de produção, qualidade, vendas, produtores, distribuidores, engenheiros, arquitetos, instaladores, aplicadores, auditores e demais profissionais que atuam no segmento industrial fabricante de produtos de madeira e no segmento da construção civil.

Os cursos em Auditoria em Certificação da Qualidade para Pisos de Madeira, Secagem de Madeira, Básico de Madeiras e Instalação de Pisos e Gestão de Resíduos nas Indústrias Madeireiras necessitam de inscrição e acontecerão todos os dias.

Dias 24, 25, 26 e 27/09 - Floresta in – um olhar sobre florestas manejadas na Amazônia, exposição fotográfica do engenheiro florestal, Deryck Martins.

Dia 24/09 - lançamento do Manual do Reflorestamento, volume II, do Engenheiro Florestal, Mauro Carvalho.

Dia 25/09 – Demandas de Mercado para a Madeira legal: últimas tendências - Conferência promovida pela W.W.F., Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Traffic, apresentará as novidades provenientes da Lei Lacey, dos EUA (Lei que exige que exportadores de móveis, celulose e madeira comprovem a origem de cada tipo de madeira usado nos produtos, para garantir que não provém de extração ilegal) e discutirá o regulamento europeu da madeira e outras demandas do mercado nacional e internacional, para produtos de madeira legal.

Dia 26/09 – Fórum de Debates – Assuntos atuais como Concessão Florestal, Mercado, Oportunidades e Desafios no Estado do Pará, Biomassa Energética e Soluções para resíduos de madeira estarão em debate no Fórum. Representantes do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado do Pará (Ideflor), Nativa do Brasil, empresas concessionárias e investidores em reflorestamento serão os palestrantes e debatedores do evento.

Dias 25 e 27/09 - Painéis Florestais – painéis gratuitos, realizados pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola – Imaflora, com os temas: Cadeia de Custódia Florestal Rastreabilidade e Legabilidade, REDD para Manejo Florestal na Amazônia e Certificação para Concessões e Auditorias Florestais Independentes.