02 maio 2011

Governo Recebe Idéias e Planos de Comunicação

image

O novo Governo do Pará sente mais uma demonstração de confiança na sua seriedade ao receber 24 propostas de agências de propaganda para a gestão de sua comunicação. Este número expressivo de empresas, algumas até de outros estados, demonstra como o mercado confia na administração e na lisura do processo.

O tema colocado no edital de concorrência pública pediu que as licitantes apresentassem uma campanha completa sobre os investimentos do novo Governo na recuperação do sistema público estadual de saúde, com ênfase para o atendimento aos doentes renais crônicos. Neste sentido, pediu-se para a campanha também chamar para os cuidados preventivos para evitar esta doença devastadora. Além disso, num olhar mais amplo, devia-se abordar o Pacto pelo Pará, proposto pelo governador Simão Jatene, para unir todas as forças e reconstruir o Pará e colocando o estado novamente na direção na justiça social, do desenvolvimento econômico e da sustentabilidade ambiental.

Seguindo a nova lei de licitações para o setor de propaganda, só a proposta técnica Não Identificada foi aberta. Os envelopes identificados que foram abertos na oportunidade continham apenas a capacidade técnica das empresas, impedindo totalmente de saber quem eram os autores das idéias e planos de mídia.

É evidente que é impossível julgar as campanhas apenas pelos partidos temáticos mostrados isoladamente. A comissão julgadora terá muito trabalho para avaliar a qualidade e quantidade das equipes oferecidas ao governo, do aparelhamento técnico das agências, da experiência, do envolvimento com a realidade local, a visão na comunicação dentro dos processos sociais, culturais e políticos de um estado continental e muito complexo. Mas acima de tudo o que conta é a campanha, o pensamento, a idéia criativa, as estratégias de mídia, de não mídia e a capacidade de atingir os públicos visados.

*Post atualizado às 15h25