24 novembro 2005

Deputado critica modelo que regulamenta publicidade

 
O deputado federal e sub-relator de contratos da CPMI dos Correios, José Eduardo Cardozo (PT-SP), fez duras críticas ao modelo que regulamenta a publicidade como negócio no Brasil. As informações são do site da Agência Câmara ( www.camara.gov.br).

Para Cardozo, "é preciso impedir que as empresas de publicidade sejam utilizadas como 'guarda-chuvas' de contratos públicos, uma vez que elas têm liberdade para contratar fornecedores e podem ser pressionadas por agentes públicos a favorecer determinados veículos ou empresas". O deputado sugeriu que a comissão deveria apresentar uma nova proposta de regulamentação do setor publicitário.

Outra idéia defendida pelo parlamentar sugere que se verifique a prática de pagamento da bonificação por volume (BV). Por ela, as empresas de publicidade recebem, a título de incentivo dos veículos de comunicação, um bônus pelo volume de anúncios veiculados. Cardozo acredita que esse dinheiro deve ser devolvido pelas agências aos clientes, quando se tratar de empresa pública.
 
Fonte: Clube On Line
 

2 comentários:

  1. Ótimo post,caríssimo.
    Podiam estudar também uma fórmula que -contemplando critérios como alcance da distribuição (do impresso,da imagem ou do áudio)participação no mercado,audiència (no caso de rádio e tv) e outras variáveis- obrigasse as agencias que atendem contas públicas a distribuir as verbas proporcionalmente em TODOS os veículos,a cada um segundo seu potencial disseminador da informação.
    Para coisas muito mais delicadas,como a repartição de impostos aos municípios,regras foram estabelecidas e implantadas.
    Sem elas a concorrencia fica muito prejudicada e a competencia,a inventiva e a qualidade do profissional ou da empresa pode ficar sobrestada por outros motivos nem sempre nobres
    Não achas,nobre diretor?
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza Juca!
    Pelo menos assim teríamos um mercado publicitário mais correto.

    ResponderExcluir

Lembre-se que esse blog não é um ringue de boxe ou um octágono para que rolem as porradas.