19 setembro 2005

Mea Culpa

 
 

Quando deixamos de ser publicitários para nos tornamos negociantes de mídia? Quando deixamos de nos preocupar com qualidade para nos preocupar exclusivamente com o custo final do orçamento? O que mais importa faturamento ou a certeza de termos feito o melhor trabalho para o cliente?

Qual o publicitário, que tem um trabalho de qualidade, que não se pegou pensando nessas perguntas nos dias atuais?

E onde estão as respostas? Quais as saídas que podemos encontrar para o estrangulamento em que se encontra o nosso mercado? E quando falo "nosso mercado" não estou me referindo exclusivamente ao mercado de produtoras, me refiro ao mercado publicitário de um modo geral?

Temos excelentes publicitários, vários deles premiados nacional e internacionalmente. E onde está o respeito dos anunciantes em relação ao trabalho dessas pessoas e suas empresas que eles mesmos contrataram, acreditando que o trabalho destes iria trazer um faturamento melhor para suas empresas ou a melhora substancial da imagem delas?

Não! Não estou culpando os empresários, não estou culpando os clientes. E quando falo de respeito, falo do respeito profissional que existe entre as empresas.

Acho que estamos nessa situação por nos desrespeitarmos. Nós mesmos nos desrespeitamos quando aceitamos algumas imposições que a concorrência nos coloca, quando abrimos mão da qualidade dos nossos serviços em troca do orçamento mais barato, quando ouvimos do cliente: - Olha, fulano está fazendo mais barato!

Anunciantes! Queremos sim poder dar o melhor a um custo mais baixo para vocês, mas queremos dar o melhor para a sua empresa. E se for um pouco mais caro, mas for melhor, valerá a pena. Quando pedimos um custo um pouco acima do que outras empresas pedem ou do que vocês estavam esperando, podem ter certeza que estamos fazendo isso para a qualidade final da propaganda da sua empresa. Tudo o que colocamos no orçamento é posto lá como investimento na qualidade final do banner, do anúncio, do outdoor, do jingle ou do comercial de televisão.

É muito fácil falar - A agência "TAL" está querendo ganhar às minhas custas! Mas, se a sua agência está querendo fazer isso com você, a culpa é sua que não contratou uma agência séria.

Existem sim agências picaretas, assim como existem empresários, médicos, advogados picaretas...

Mas como saber se uma agência é séria ou não? Se informe! Pergunte! Converse! Se você é um empresário de sucesso, não chegou onde chegou, sem conhecer outros empresários e se você está começando agora, tem amigos que tem empresas, ou que trabalham nelas, e que podem lhe indicar pessoas sérias no mercado.

Escolha a sua agência de propaganda pela confiança que ela lhe passa, pelo trabalho que pode desenvolver para a sua empresa. Uma boa criação não se mede em quilos ou em metros, por isso não compare o custo de duas agências, compare o trabalho delas.

E lembre-se: Toda propaganda pode vender, mas a boa propaganda vende muito mais e a boa propaganda só uma boa agência pode lhe dar.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lembre-se que esse blog não é um ringue de boxe ou um octágono para que rolem as porradas.